9 de novembro de 2011

O CONHECIMENTO FAZ A DIFERENÇA!


 Folhas de coca: seria realmente uma droga?

Ao que tudo indica muitos por aí andam confundindo a folha verde com o pó branco. Se pensarmos que a coca é cocaína teremos que dizer então que, uva é vinho. Quando você come uma uva está ingerindo vinho ou apenas uma fruta que necessitará passar por um processo de fermentação para poder ser chamada e até mesmo disponibilizar os efeitos do vinho? Falar na coca leva a pensar na cocaína e esta na Colômbia. Por que será, se os maiores produtores da folha de coca são Bolívia e Peru? Simples, por que a Colômbia planta coca e produz cocaína. Mas a Bolívia também!
No altiplano as folhas de coca são utilizadas em rituais sagrados. Ela é usada há mais de 1.200 anos por povos nativos da América do sul. Nesses países é tão comum o uso das folhas de coca, que você irá encontrá-las nos aeroportos e te oferecerão assim que chegar ao hotel seja ele o mais luxuoso que existe. O presidente bebe infusão de coca e os pedintes também. Pois seu papel político, econômico e histórico resiste aos anos e a toda campanha contra que há no mundo. Os incas as utilizavam em todo tipo de rituais fossem eles funerários ou como o dos cultivadores antes de iniciar um trabalho. Pediam e ainda pedem permissão aos Apus-deuses das montanhas, em um ritual sagrado onde oferecem folhas de coca antes de iniciar a plantação. O papel medicinal da planta é milenar, excelente contra caries, e também ótimo analgésico, além de ajudar nas enxaquecas, náuseas e tontura.  Por que é rica em calorias, vitaminas e proteínas. Excelente ajuda para os vegetarianos! Possui apenas 0,5% da cocaína alcalóide e não existe evidência de causar vício. Num lugar onde a rarefação do ar e o frio tornam o trabalho mais pesado, onde só se é possível subir 3 a 4 degraus por vez, essas folhas são bem vindas e respeitadas, vistas como um presente dos deuses.
A cocaína, extraída das folhas de coca ( Erythroxylon coca) é hoje um dos grandes males da sociedade moderna, ela é a droga dos ricos e o crack, a cocaína dos pobres. Apresentasse sobre forma de pó e muitos de seus consumidores costumam somente inalar a droga, já outros a injetam diretamente na corrente sanguinea, podendo levar a uma overdose. È a segunda droga mais vendida no mundo, dentre seus consumidores encontramos empresários e artistas. Ilegal em muitos países ela é cultivada legalmente nos Andes, onde sua plantação é legal, mas a refinação ilegal.
Ainda que grupos internacionais continuem fazendo campanha contra as folhas de coca, fica evidente para qualquer um que já viveu nos Andes sua importância cultural, uma vez que seu uso está rodeado por uma tradição que resiste às grandes mudanças da sociedade moderna. 
M. C. JACHNKEE.- COPYRIGHT


NÃO JULGUE OUTRAS CULTURAS SEM REALMENTE CONHECÊ-LAS!
PENSE NISSO!

12 comentários:

  1. Olá amiga, esse playlist eu ganhei de um amigo espanhol, ele montou pra mim e me deu de presente. Então eu só incorporei o código.

    Um beijãooo XD

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo?
    *----*
    Gostei viu =D ta lindo o blog, a la natal.
    Beijocas, blanc
    moda a eu. - espero sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Olha..amei seu post.
    Bem informativo...

    Um beijo..

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Marli.
    Excelente post, concordo plenamente, não podemos crítiar e acabar com uma cultura de um povo de que vem de muitas gerações.
    Parabéns.

    Abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Amiga,

    Fica claro que a questão cultural pesa e muito quando se trata se assuntos ligados ao comportamento humano. Por isso o conhecimento é um fator vital nessas situações. Excelente texto!

    Beijos de luz no seu coração
    Linda noite para você!

    Deus seja contigo

    ResponderExcluir
  6. Olá amigos e amigas!!! Muito obrigada pela visita aqui no blog! Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  7. Belíssimo blog,criativo e informativo.

    Abraços
    Giovanna

    ResponderExcluir
  8. Oi Giovanna que bom que vc gostou! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Perfeito! Obrigada por compartilhar conhecimento! Respeitar e honrar nossa cultura original, é respeitar e conhecer a nós mesmos!Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Ótima abordagem, Marli. Os homens acabaram pervertendo o sentido sagrado dessa e outras plantas milenarmente sagradas. É preciso encarar de frente essas questões.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e por seu comentário!

Beijinhos!

© M.C. JACHNKEE. Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo