15 de janeiro de 2013

Uma nova maneira de ensinar a gramática.

O leitor já deve ter ouvido falar sobre ensinar gramática com textos e não em frases descontextualizadas. Para afirmar tal ideia, a Revista Nova Escola, do mês de Agosto 2012, nos presenteou e teve como reportagem de capa a questão: “Gramática a favor da leitura e da escrita.” Hoje, um dos grandes objetivos dos profissionais de Letras que atuam na Licenciatura é formar leitores e escritores competentes, não apenas reprodutores e sim, criadores. A reportagem, escrita por Fernandes- que é atualmente repórter da Revista Nova Escola- menciona que conforme os alunos vão aprendendo os conceitos, vão também, tornando-se críticos e mais conscientes das estratégias que possuem para assim compreender a leitura, o que melhora, consideravelmente, para que se possam fazer entender na escrita.
Sabendo que muitos professores ainda não sabem como trabalhar dessa forma na sala de aula, a Revista traz três estratégias para seus leitores. A primeira estratégia seria aproveitar o texto que está sendo trabalhado para fazer pequenas pausas e esclarecer dúvidas dos alunos. Como no exemplo dado na Nova Escola, de uma professora que, percebendo as dificuldades dos seus alunos com as terminações AM e ÃO, quando no futuro e no passado, fez uma pausa e trabalhou para melhorar esse conhecimento nos seus alunos. A única falta aqui foi que eles apenas viram as duas terminações como sendo dos dois tempos verbais, quando na verdade, a própria revista não percebeu que também pode haver no presente, como por exemplo: estão, são.
A segunda estratégia parece ter sido aumentar o leque linguístico dos alunos, já que a professora fez uma pausa no projeto que incluía a criação de uma revista para ensiná-los sobre a não repetição de palavras em um texto. Desenvolvendo assim recursos para evitar a repetição. A retomada é um ponto muito importante em um texto, deixando mais fácil e agradável a sua leitura. É fundamental para o aluno aprender a manter a conexão entre elementos ou parte de um texto.
A terceira estratégia foi trabalhar o uso das conjunções dentro da Sequência Didática, que seria a organização do tema a ser abordado. Trabalhando primeiro no texto e somente depois apresentando a classe gramatical a ser estudada e analisada pelos alunos. Sendo assim, os alunos não decoram e sim compreendem, levando-os a refletir sobre o uso. Tornando o uso da gramática normativa algo mais próximo da realidade do aluno que hoje está conectado com o mundo através da internet e que lê e escreve diariamente nesse mundo. Mostrar a gramática dentro texto amplia a visão dos alunos e as possibilidades de uso são da escola e ganham o mundo fora delas.

Um texto muito bem escrito, mas que poderia ser mais bem desenvolvido. Aborda temas importantes e muitas vezes esquecidos pelos que estão na sala de aula. A matéria da revista resenhada aqui pode ser lida e relida pelos profissionais da área de licenciatura e seus educandos, ou qualquer um que queira saber um pouco mais sobre o assunto.
Marli Carmen- copyright

O texto está atrasadinho, mas vale muito a pena ler e conhecer! Beijinhos para vocês, queridos.

6 comentários:

  1. Boa noite Marli,

    É sempre bom ler textos assim, mesmo estando um pouco desatualizado, belo post...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Marli, fazia um tempo que não vinha aqui e amei o layout, está divino.

    Sempre que sai uma matéria relacionada à didática do português ou literatura, sempre compro. E essa foi uma das revistas que fiz questão de comprar.

    É sempre pensando numa forma de entreter o aluno que acabamos encontrando as melhores formas de ensinar.

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  3. Por mais que seja algo interessante de se ler, eu acredito que eu abandonaria o texto na primeira folha, já que não é um assunto que não me interessa bastante. eu realmente acho que a melhor forma de ensinar gramática é lendo, pois só assim você consegue aprender novas palavras, como as escrever, aumentando assim seu vocabulário.

    Beijos, Lari
    http://www.bagacodelaranja.com

    ResponderExcluir
  4. Olá eu já vi algumas matérias dessa revista e são sempre boas eu particularmente detesto gramatica rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Não sou de Letras, mas curso Pedagogia. E é sempre interessante ver esse tipo de matéria. É preciso haver uma renovação nas estratégias dos professores pra que eles alcancem os alunos. Com tantas atrações mundo afora, especialmente tecnológicas, ensinar Português no método tradicional é chato, cansativo e super propenso e dar errado. =/
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  6. Show... Realmente, a revista se contrariou um pouco ao determinar o AM e ÃO.

    Bjks

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e por seu comentário!

Beijinhos!

© M.C. JACHNKEE. Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo