O leitor já deve ter ouvido falar sobre ensinar gramática com textos e
não em frases descontextualizadas. Para afirmar tal ideia, a Revista Nova
Escola, do mês de Agosto 2012, nos presenteou e teve como reportagem de capa a questão:
“Gramática a favor da leitura e da escrita.” Hoje, um dos grandes objetivos dos
profissionais de Letras que atuam na Licenciatura é formar leitores e
escritores competentes, não apenas reprodutores e sim, criadores. A reportagem,
escrita por Fernandes- que é atualmente repórter da Revista Nova Escola-
menciona que conforme os alunos vão aprendendo os conceitos, vão também,
tornando-se críticos e mais conscientes das estratégias que possuem para assim
compreender a leitura, o que melhora, consideravelmente, para que se possam
fazer entender na escrita.
Sabendo que muitos professores ainda não sabem como trabalhar dessa forma
na sala de aula, a Revista traz três estratégias para seus leitores. A primeira
estratégia seria aproveitar o texto que está sendo trabalhado para fazer
pequenas pausas e esclarecer dúvidas dos alunos. Como no exemplo dado na Nova
Escola, de uma professora que, percebendo as dificuldades dos seus alunos com
as terminações AM e ÃO, quando no futuro e no passado, fez uma pausa e
trabalhou para melhorar esse conhecimento nos seus alunos. A única falta aqui
foi que eles apenas viram as duas terminações como sendo dos dois tempos
verbais, quando na verdade, a própria revista não percebeu que também pode
haver no presente, como por exemplo: estão, são.
A segunda estratégia parece ter sido aumentar o leque linguístico dos alunos,
já que a professora fez uma pausa no projeto que incluía a criação de uma
revista para ensiná-los sobre a não repetição de palavras em um texto. Desenvolvendo
assim recursos para evitar a repetição. A retomada é um ponto muito importante
em um texto, deixando mais fácil e agradável a sua leitura. É fundamental para
o aluno aprender a manter a conexão entre elementos ou parte de um texto.
A terceira estratégia foi trabalhar o uso das conjunções dentro da
Sequência Didática, que seria a organização do tema a ser abordado. Trabalhando
primeiro no texto e somente depois apresentando a classe gramatical a ser
estudada e analisada pelos alunos. Sendo assim, os alunos não decoram e sim
compreendem, levando-os a refletir sobre o uso. Tornando o uso da gramática
normativa algo mais próximo da realidade do aluno que hoje está conectado com o
mundo através da internet e que lê e escreve diariamente nesse mundo. Mostrar a
gramática dentro texto amplia a visão dos alunos e as possibilidades de uso são
da escola e ganham o mundo fora delas.
Um texto muito bem escrito, mas que poderia ser
mais bem desenvolvido. Aborda temas
importantes e muitas vezes esquecidos pelos que estão na sala de aula. A
matéria da revista resenhada aqui pode ser lida e relida pelos profissionais da
área de licenciatura e seus educandos, ou qualquer um que queira saber um pouco
mais sobre o assunto.
Marli Carmen- copyright
O texto está atrasadinho, mas vale muito a pena ler e conhecer! Beijinhos para vocês, queridos.
Boa noite Marli,
ResponderExcluirÉ sempre bom ler textos assim, mesmo estando um pouco desatualizado, belo post...abçs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
Marli, fazia um tempo que não vinha aqui e amei o layout, está divino.
ResponderExcluirSempre que sai uma matéria relacionada à didática do português ou literatura, sempre compro. E essa foi uma das revistas que fiz questão de comprar.
É sempre pensando numa forma de entreter o aluno que acabamos encontrando as melhores formas de ensinar.
Um beijão,
Pronome Interrogativo.
www.pronomeinterrogativo.com
Por mais que seja algo interessante de se ler, eu acredito que eu abandonaria o texto na primeira folha, já que não é um assunto que não me interessa bastante. eu realmente acho que a melhor forma de ensinar gramática é lendo, pois só assim você consegue aprender novas palavras, como as escrever, aumentando assim seu vocabulário.
ResponderExcluirBeijos, Lari
http://www.bagacodelaranja.com
Olá eu já vi algumas matérias dessa revista e são sempre boas eu particularmente detesto gramatica rsrs
ResponderExcluirbjos
Não sou de Letras, mas curso Pedagogia. E é sempre interessante ver esse tipo de matéria. É preciso haver uma renovação nas estratégias dos professores pra que eles alcancem os alunos. Com tantas atrações mundo afora, especialmente tecnológicas, ensinar Português no método tradicional é chato, cansativo e super propenso e dar errado. =/
ResponderExcluirBeijinhos!
Giulia - Prazer, me chamo Livro
Show... Realmente, a revista se contrariou um pouco ao determinar o AM e ÃO.
ResponderExcluirBjks