18 de março de 2013

Entrevista com Samanta Holtz

Atenção: não sei o que está acontecendo com o blog. Não consegui formatar o texto. Desculpem.

Olá queridos.
Hoje teremos uma maravilhosa entrevista com uma escritora nacional: Samanta Holtz.
Vamos conferir?

Entrevista:

1-Como surgiu a inspiração do seu livro O Pássaro?
Olá, querida! Em primeiro lugar, obrigada pelo convite para esta entrevista! Bem, a primeira “sementinha” de O Pássaro nasceu nas aulas de História do Ensino Médio. Achava a Idade Média inspiradora e admirava o sistema do Feudalismo – os vassalos, os senhores feudais, as damas... minha mente ia longe, ficava imaginando como seria a vida de uma garota que, nessa época, fosse contra as convenções da sociedade. Como seria viver um amor proibido e um sonho tão ambicioso em tempos tão difíceis, para as mulheres... Aí, sem saber, fui moldando Caroline!



2- O que você quis passar para o leitor com a escolha desse título?
A primeira associação é a da liberdade, que é a grande busca da personagem. Mas existe também outra associação mais direta, que é descoberta mais tarde, e não posso contar para não ser “spoiler”! (risos) Você, que já leu, sabe qual é ;)

3- Como aconteceu a decisão de mergulhar no mundo da escrita?
Eu acredito que sequer houve esse “momento da decisão”, pois já nasci com esse dom, esse gosto pela escrita. Talvez ter nascido no Dia Mundial do Livro signifique alguma coisa! (risos) Meus primeiros rabiscos começaram aos sete anos de idade, quando eu criava histórias em quadrinhos! Meu sonho, nessa época, era um dia trabalhar com o Mauricio de Souza. Continuei com os quadrinhos e, aos poucos, evoluíram para poesias, contos, reflexões... eu lotava cadernos e cadernos com meus pensamentos! Então, aos 14 anos, comecei a escrever uma história no final de um velho caderno que cresceu, cresceu, cresceu e acabou se tornando meu primeiro romance, chamado “Renascer de um Outono”. Daí, não parei mais!

4- Fale um pouco sobre os personagens do seu livro.
Caroline é aquela mocinha ousada, teimosa e determinada, que sabe o que quer e não quer ninguém dando palpite em suas decisões. Para uma jovem do século XIII, isso não era nada, nada adequado! Bernardo é aquele cara turrão, marrento, objetivo, mas que, quando menos esperamos, surpreende com um gesto vindo do seu coração bom. Percebemos que ele não age assim por falta de bondade, mas por já ter apanhado muito da vida. 99% das minhas leitoras se apaixona por ele... rs... 1% (como eu mesma, confesso!) apaixona-se por Filip, o perfeito cavalheiro, apaixonado por Caroline desde a infância. Seu amor é tão grande que ele está disposto até mesmo a abrir mão dele, se isso significar ver sua amada feliz. Na família de Caroline, temos o barão Enézio, um monstro machista, arrogante, frio e cruel... e as mulheres, Antonelle (sua mãe) e Elizabeth (irmã mais velha), que, desde o começo, vemos que são as típicas mulheres submissas. Mais para a metade do livro (sem soltar muitos spoilers!), mergulhamos também no mundo dos ciganos, onde minha favorita é a Mãe Nuha, por sua sabedoria e bom senso.

5- Agora falando sobre livros no geral: qual foi aquele que você leu e te marcou profundamente?
Vários me marcaram por motivos diferentes... mas acho que o mais marcante, mesmo, foi o último da saga Harry Potter. Apaixonei-me pela série ainda na adolescência e, todo ano, terminava de ler um e começava a angustiante espera pelo lançamento do próximo. Rowling fez o seu papel com maestria, criou um mundo e personagens com os quais eu me envolvi completamente. Então, ler o último livro da série foi como despedir-me deles!
Outro livro que me marcou muito foi “A Lição Final”, de Randy Pausch. Além de conter grandes verdades sobre nós, humanos (e o quanto é simples ser feliz), o autor era um ser humano iluminado e o contexto em que ele foi escrito já emocionou, por si só (ele estava com câncer terminal e fez uma última palestra sobre a vida... e, SPOILER!, no final, ele revela que aquilo tudo nada mais foi que a forma de ele deixar para os filhos dele, como legado, tudo o que ele gostaria de poder ensiná-los nos próximos 20 anos, mas que não estaria lá para fazê-lo).


6- Samanta, agora uma pergunta difícil: de todos os escritores nacionais que você leu ultimamente qual o livro eu você recomenda (só vale um)? Qual o diferencial desse livro?
Que grande crueldade! (risos) Já me vieram uns 10 à cabeça, pelo menos!!! Bem, vamos lá... recomendo “Ainda não te disse nada”, do Mauricio Gomyde. A narrativa é deliciosa de se acompanhar, as páginas vão virando sozinhas... e a história toma um rumo todo especial e surpreendente, com um final que me faz arrepiar de novo aqui só de me lembrar. Acho um livro que transborda sensibilidade, além da qualidade inquestionável da escrita do Mauricio!

7- Os leitores estão na expectativa de “Quero ser Beth Levitt”. Como surgiu a ideia central do livro? O que o leitor pode esperar da leitura?
Para ser muito sincera, eu não me lembro de como a ideia surgiu! (risos) Sério, isso acontece na grande maioria das vezes. Em algum momento, a ideia se instala ali, discreta, como quem não quer nada... quando vejo, ela vai se desenvolvendo, até eu ter o estralo e pensar: “Olha, isso daria uma boa história!”! Minha ideia inicial foi do “clímax romântico” da história, que não posso contar, claro, para não estragar a surpresa de vocês J Mas garanto que é apaixonante! Do livro, podem esperar uma história leve e doce, bem ao estilo “conto de fadas atual”. Amelie, a protagonista, é uma garota muito meiga, sem ser “açucarada” demais – até mesmo devido ao seu histórico, por ter pedido os pais quando criança, por exemplo. E, como não pode deixar de ser, claro que há as surpresas “a la Samanta Holtz” no meio da história!! Reviravoltas e surpresas sempre estarão presentes em meus textos!

8-O que, na sua opinião, um escritor jamais deve fazer?
Essa pergunta se abre a diversas situações! Para mim, no momento, penso que o escritor deve ter atitudes e declarações cuidadosas. Por exemplo, falar mal de outros livros e autores publicamente pode soar de forma errada. Claro que o escritor também é leitor e tem todo o direito de opinar a respeito de outras obras, mas eu acho que, a partir do momento em que estamos “do lado de lá” das páginas, dando-lhes vida, falar mal de outro autor (seja nacional ou gringo, próximo ou distante) pode parecer inveja, gerar conflitos, debates... Enfim! Só traz coisas ruins e denigre a sua imagem. Como em qualquer área, devemos respeitar o trabalho dos colegas de profissão, respeitando as diferenças. Isso não significa sair rasgando elogios a um livro que você não gostou. Se não gostou, simplesmente não diga nada. Ou diga, mas fale diretamente com o autor, como sua opinião construtiva, se sentir que deve. Redes sociais como o Facebook nos expõem, às vezes mais do que pretendíamos, e uma palavra escrita ali pode ser interpretada de mil formas. Por isso, acho importante, sim, que o autor zele por sua imagem.

9-O que a escritora Samanta gosta de fazer nas horas vagas?
Escrever!!! (risos) Sou bem tranquila. Adoro ler, ouvir música, assistir a um bom filme, ficar de bobeira em casa... Também gosto de fazer caminhadas e dançar (mesmo que não tão bem!).

10-Deixe uma mensagem para os leitores:
Desejo que vocês voem muito alto e encontrem os seus sonhos! J Sigam sempre o seu coração, após uma boa consultoria com a razão!  Deixem que esses dois andem juntos e os acompanhem na busca por seus ideais, para que nenhum atalho tentador os leve a puxar tapetes ou pisar em outras pessoas. Isso não compensa nunca! Que vocês sejam muito felizes, sempre cientes de que grande parte da felicidade, muitas vezes, está presente no caminho rumo ao nosso objetivo, até mais do que no destino alcançado!

- Muito obrigada por aceitar responder a entrevista.
- Eu que agradeço pelo convite, querida! De coração!!!

Gostaram da entrevista, queridos?



Beijocas !

Marli Carmen.



Samanta Holtz com meu livro. 

12 comentários:

  1. Legal a entrevista achei os marcadores lindos, eu quero um hehe, ah quero ler o livro que ela indicou

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Que entrevista legal!
    Gosto de conhecer mais dos autores!
    Lindos marcadores! Quero 1 kkkkkkkkkkkkk
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista, a Samanta é muito simpatica, e conhecer um pouco sobre o trabalho dela e seu livro, me deixou muito ansiosa para lê-lo, li criticas muito boas a repeito do O Pássaro ;)

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  4. Amo a capa desse livro e na capa já dá pra ver a sensação de liberdade que ela quis passar com o livro. Assim que der vou comprar.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O bom das suas entrevistas é que vc faz umas perguntas interessantes, é legal ver uma autora entrevistando outra. Li resenhas maravilhosas de O Pássaro e pretendo ler assim que possível!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nahim...adorei! Curti os livros que marcaram ela. As obras do Maurício realmente são muito boas,adoro!
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  7. Que linda ela, por favor. *-* Adorei a entrevista. Uma fofa *-*
    Beijo.

    - VITAMINA DE PIMENTA -

    ResponderExcluir
  8. Gente, obrigada pelos comentários. Leiam o lvro a autora é um amor e cheia de talento.
    Beijos
    P.S: não sei o que está acontecendo com o blog. Não consegui formatar o texto. Desculpem.

    ResponderExcluir
  9. Linda entrevista. Tenho bastante curiosidade em ler "O Passaro" da Samana \õ

    David- Leitor COmpulsivo

    ResponderExcluir
  10. Querida Marli!!!

    Muitooooo obrigada por reservar este cantinho especial em seu blog para minha entrevista :)

    Fico muito feliz com seu carinho e seu incentivo tão grande para mim e para o meu livro... <3

    Desejo que Deus ilumine sua vida e seu caminho, e que você tenha muuuuuuito sucesso!


    Um beijo enorme!
    Sam

    ResponderExcluir
  11. OLá Marli,

    Gostei demais da entrevista o livro da autora esta entre as minha próximas leitura e estou bem curioso, bom saber mais um pouco sobre ela....parabéns...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei a entrevista!
    Parabéns as duas!!!
    Mil beijinhos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e por seu comentário!

Beijinhos!

© M.C. JACHNKEE. Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo