11 de agosto de 2011

Entrevista !!

Ascurrense lançará livro na Abertura da XVIIº Festa Per Tutti

Marli Carmen de 30 anos, residente em Ascurra é a mais nova escritora que no dia 12 de Agosto estará lançando seu livro "Amazônia um caminho para um sonho". Confira a entrevista:

Você escreveu um livro sobre a Amazônia, por que este tema?

Por que ao mesmo tempo em que é um tema discutido mundialmente é também um tema pouco conhecido. A vontade de escrever sobre um lugar tão distante do meu, foi justamente esse desafio: levar ao leitor uma visão, sobre o lugar e as pessoas, que talvez ele ainda não tenha.

Como você começou a escrever?

Foi pouco a pouco, com muita persistência. No começo escrevia duas linhas por tarde e no dia seguinte eu apagava uma, porque não gostava! Mais ou menos assim, escrevendo e apagando! Todos os dias eu pensava, respirava essa ideia de escrever sobre a Amazônia. Então, eu cheguei a conclusão de que, seu eu escrevesse uma única linha por dia, seria o suficiente para tornar meu sonho real algum dia. Mas se eu não escrevesse, ele jamais sairia da minha mente! Então eu fiz o que tinha que ser feito!

Quando você percebeu que queria ser escritora?

(risos) Quando eu terminei de escrever "Amazônia - um caminho para o sonho." Foi aí que percebi que quero isso para minha vida! Vivi uma pequena depressão..pois senti muita falta dos personagens, do enredo..tudo! Eu tinha respirado "Amazônia" durante anos e de repente, aquilo chegou ao fim! Acredito que a parte mais difícil para um escritor, não é começar uma história e sim terminá-la! Então eu precisei escrever outro livro e escrevi- ele jamais será impresso, está no meu blog: http://tecendoaventuras.blogspot.com/

Como surgiu a ideia de Amazônia?

Surgiu de uma reportagem que eu li a respeito da Amazônia quando estava em uma viagem escolar para o Rio Grande do Sul ao terminar o oitavo ano do Ensino Fundamental. E eu decidi que iria escrever sobre a Amazônia para levar informação aos interessados.

Fale um pouco sobre os personagens.

Daniel é um ex-professor de história e tio de Joana - uma das garotas da turma - e responsável por tudo que vai acontecer. Ana Carolina e uma garota zen, super tranquila e tem uma fala otimista, Camila é a mais brincalhona da turma e Rafaela é a sonhadora, quer ser escritora, quer apaixonar-se, quer tudo mas não faz nada.

Por que uma escritora?

Eu não sei ao certo a razão, foi algo que nasceu. Talvez de maneira inconsciente eu quisesse passar um pouco dessa experiência de escritor, que as ideias não surgem com facilidade, é necessário muita persistência.

O que você poderia falar a respeito da experiência que teve com os nortistas?

Que todas as pessoas estão lutando - mesmo que interiormente - por uma causa! E que todos tem um sonho, mesmo que talvez jamais lutem por ele. Mas tem a sua meta de vida! As pessoas que eu conheci na Amazônia foram muito receptivas comigo, me ajudaram em tudo que estava ao alcance delas e falaram um pouco sobre seus sonhos. Isso foi o mais legal! Eles perceberam no meu olhar que eu estava lutando pela minha causa pessoal, e quiseram contar um pouco a deles!

Você está cursando Letras, mas é evidente em "Amazônia: um caminho para o sonho" que você nutre uma forte paixão por história. Até pelo fato de ter vivido nos Andes...

(risos) Sim, é verdade! É difícil dizer desde quando tenho essa atração pela história, pelo passado, por coisas antigas. Mas eu adoro! Ir à Amazônia proporcionou uma grande mudança interior na minha vida, levando em consideração como ela era naquele momento. E o mais legal, foi que eu não fui com a intenção de me transformar e sim para coletar dados para o livro. Viver nos Andes foi o segundo trampolim para uma mudança interior e física. Viver na antiga capital do Império Inca me levou a ver a simplicidade como algo belo.

Podemos esperar um novo livro?

Com certeza! E será muito melhor, pois a gente amadurece e isso também reflete no nosso trabalho.

Sobre os Incas?

Ah(risos) Há todas as possibilidades!

O que você pretende fazer depois de Formada?

Pretendo viajar para concluir o segundo livro - pois necessito mais dados - editá-lo e fazer Mestrado em Literatura!

Em que local as pessoas interessadas podem encontrar seu livro?

Através do site da Livraria Curitiba, em Blumenau na Livraria Catarinense no Shopping Neumarkt e na Livraria Blulivro na XV de Novembro, em Rodeio na Secretaria Paroquial, em Ascurra na Papelex Papelaria e Fratelli Papelaria.

E quem quiser estar em contato com a escritora?

Podem deixar um recado no blog do livro: http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/ ou enviar um e-mail para: marlicarmen@hotmail.com


--------------------------------------------------------------------------------

4 comentários:

  1. Olá Marli!
    Fico muito feliz em ver uma conterrânea realizando um sonho tão lindo quanto escrever!
    Lembro-me de você, dos cursos de Informática!
    Que você tenha muito sucesso na carreira como escritora, mas principalmente que nunca perca esta vontade de alimentar-se dos sonhos, ainda que fiquem "dormindo" por algum tempo!
    É no convívio com as pessoas, e nas dificuldades alheias, que vencemos nossas próprias dificuldades!
    Você trilha um lindo caminho! Que ele traga muita alegria e realização para sua vida!
    Com certeza vou adquirir o livro!
    Grande abraço
    Catia Silene Possamai

    ResponderExcluir
  2. Oi Catia..obrigada pela visita e apoio !!!!
    Vc escreveu lindas palavras, obrigada mais uma vez!
    Bjs
    Marli Carmen Jachnkee

    ResponderExcluir
  3. Marli bom dia!!
    Sua história de vida é muito bonito, com certeza é uma vencedora e merece muito sucesso.
    Abraços!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e por seu comentário!

Beijinhos!

© M.C. JACHNKEE. Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo