16 de setembro de 2011

Entrevista realizada pelo Jornal Ascurra News, aqui da minha cidade.

SORTEIO CHEGANDO!!!!!!! SERÁ DOMINGO, DIA 18/09!!!
Entrevista:
Você escreveu um livro sobre a Amazônia, por que este tema?
Por que ao mesmo tempo em que é um tema discutido mundialmente é também um tema pouco conhecido. A vontade de escrever sobre um lugar tão distante do meu, foi justamente esse desafio: levar ao leitor uma visão, sobre o lugar e as pessoas, que talvez ele ainda não tenha.

Como começasse a escrever?
Foi pouco a pouco, com muita persistência. No começo escrevia duas linhas por tarde e no dia seguinte eu apagava uma, porque não gostava! Mais ou menos assim, escrevendo e apagando! Todos os dias eu pensava, respirava essa ideia de escrever sobre a Amazônia. Então, eu cheguei a conclusão de que, se eu escrevesse uma única linha por dia, seria o suficiente para tornar meu sonho real algum dia. Mas se eu não escrevesse, ele jamais sairia da minha mente! Então eu fiz o que tinha que ser feito!

Quando você percebeu que quer ser escritora?
(risos) Quando eu terminei de escrever “Amazônia – um caminho para o sonho.” Foi aí que percebi que quero isso para minha vida!  Vivi uma pequena depressão..pois senti muita falta dos personagens, do enredo..tudo! Eu tinha respirado “Amazônia” durante anos e de repente, aquilo chegou ao fim! Acredito que a parte mais difícil para um escritor, não é começar uma história e sim terminá-la! Então eu precisei escrever outro livro e escrevi- ele jamais será impresso, está no meu blog: http://tecendoaventuras.blogspot.com/

Como surgiu a ideia de Amazônia?
Surgiu de uma reportagem que eu li a respeito da Amazônia quando estava em uma viagem escolar para o Rio Grande do Sul ao terminar o oitavo ano do Ensino Fundamental. E eu decidi que iria escrever sobre a Amazônia para levar informação aos interessados.

Fale um pouco sobre os personagens.
Daniel é um professor de História e tio de Joana - uma das garotas da turma - e responsável por tudo que vai acontecer. Ana Carolina e uma garota zen, super tranquila e tem uma fala otimista, Camila é a mais brincalhona da turma e Rafaela é a sonhadora, quer ser escritora, quer apaixonar-se, quer tudo mas não faz nada.

Por que uma escritora?
Eu não sei ao certo a razão, foi algo que nasceu. Talvez de maneira inconsciente eu quisesse passar um pouco dessa experiência de escritor, que as ideias não surgem com facilidade, é necessário muita persistência.
 
O que você poderia falar a respeito da experiência que teve com os nortistas?
Que todas as pessoas estão lutando - mesmo que interiormente - por uma causa! E que todos tem um sonho, mesmo que talvez jamais lutem por ele. Mas tem a sua meta de vida!  As pessoas que eu conheci na Amazônia foram muito receptivas comigo, me ajudaram em tudo que estava ao alcance delas e falaram um pouco sobre seus sonhos. Isso foi o mais legal! Eles perceberam no meu olhar que eu estava lutando pela minha causa pessoal, e quiseram contar um pouco a deles!

Você está cursando Letras, mas é evidente em “Amazônia: um caminho para o sonho” que você nutre uma forte paixão por história. Até pelo fato de ter vivido nos Andes...
(risos) Sim, é verdade! É difícil dizer desde quando tenho essa atração pela história, pelo passado, por coisas antigas. Mas eu adoro! Ir à Amazônia proporcionou uma grande mudança interior na minha vida, levando em consideração como ela era naquele momento. E o mais legal, foi que eu não fui com a intenção de me transformar e sim para coletar dados para o livro. Viver nos Andes foi o segundo trampolim para uma mudança interior e física. Viver na antiga capital do Império Inca me levou a ver a simplicidade como algo belo.

Podemos esperar um novo livro?
Com certeza! E será muito melhor, pois a gente amadurece e isso também reflete no nosso trabalho.

Sobre os Incas?
Ah(risos) Há todas as possibilidades!

O que você pretende fazer depois de Formada?
Pretendo viajar para concluir o segundo livro - pois necessito mais dados - editá-lo e fazer Mestrado em Literatura!

E quem quiser estar em contato com a escritora?
Podem deixar um recado no blog do livro: http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/ ou enviar um e-mail para: marlicarmen@hotmail.com

5 comentários:

Obrigada por sua visita e por seu comentário!

Beijinhos!

© M.C. JACHNKEE. Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo