9 de maio de 2013

Entrevista com Mila Wander.








Olá, pessoal! Sou a Camila Wanderley, mais conhecida (ou não) como Mila Wander. Tenho 24 anos, sou formada em Pedagogia, especializada em Educação e Ludicidade para o desenvolvimento humano, além de ser maquiadora profissional e escritora. Meu primeiro livro publicado, pelo selo Novos Talentos da Novo Século, se chama “Meu Conselheiro de Luz”. Também sou organizadora de uma coletânea de contos intitulado “Em Contos de Amor”, que conta com a participação de quinze grandes autores nacionais. Será publicado ainda neste ano pela editora Subtítulo.
Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/257467
Fan Page Meu Conselheiro de Luz: https://www.facebook.com/MeuConselheiroDeLuz?ref=hl

1-Como surgiu a inspiração do seu livro Meu Conselheiro de Luz?
Eu estava na Livraria Cultura daqui de Recife pensando em um conto (sim, um mísero conto!) para uma coletânea sobre seres fantásticos. Havia ficado responsável por escrever sobre fantasmas, e teria que ser um romance. Não fazia ideia do que ia escrever, então, no meio de tantos livros, uma luzinha acendeu e me perguntei: E se os protagonistas já estivessem mortos?
Tive que começar a escrever rapidamente! Só que a narrativa foi aumentando, aumentando, aumentando... Acabou se transformando em 384 páginas! 

2- O que você quis passar para o leitor com a escolha desse título?
Meu Conselheiro de Luz traz lições e mensagens muito boas, porém de uma forma singular, contando com uma narrativa rápida, linguagem jovial e cenas envolventes. Foi impossível escolher outro nome, e creio que, quem o lê, pode concordar comigo.
Muitas pessoas pensam que se trata de uma obra espírita, mas na verdade é uma história bem divertida onde o foco fica por conta da vida e pensamentos de Rafaela, uma típica adolescente patricinha que acaba sofrendo um acidente e morrendo. A trama toda se passa depois da sua morte e esse assunto é abordado com um respeito imenso às religiões que não acreditam em vida pós-morte. Eu encaro como sendo uma obra meramente fictícia, assim como são os livros de vampiros, zumbis e outras criaturas. Neste caso, trataremos de fantasmas.


3- Como aconteceu a decisão de mergulhar no mundo da escrita?
Na verdade antes mesmo de começar a ler livros, eu já escrevia pequenos poemas, além de manter diários atualizados com reflexões e pensamentos. O primeiro livro que pensei em fazer aconteceu aos 15 anos e se chama Diário de uma cúmplice. Já o reescrevi diversas vezes e, no ano passado, tentei fazer de novo e consegui finalizá-lo. Porém, antes disso, já havia tentado escrever mais três livros, sem sucesso.
Quando comecei a escrever “Meu Conselheiro de Luz”, não existia intenção alguma de publicar e muito menos de me tornar escritora. Escrevi o livro inteiro apenas para mim mesma, para satisfazer meus próprios sentimentos. Minha irmã Lívia acompanhou a leitura e sempre me dizia que eu devia tentar uma publicação, pois ela adorou a trama e achava que era uma pena deixá-la guardada no meu computador. Sendo assim, entrei em contato com a Editora Novo Século através do selo Novos Talentos e meu texto foi aprovado! Desde então, estou tentando me acostumar com a ideia de que agora posso ser chamada de escritora!

4- Fale um pouco sobre os personagens do seu livro.
Além da protagonista Rafaela, a história conta com a presença de Leonardo, o mocinho que tenho certeza de que vocês irão se apaixonar. Ele é um fantasma que trabalha como Conselheiro de Luz, uma alma caridosa e muito bondosa que ajuda espíritos perturbados. Além dele, temos o belíssimo Victor que é exatamente o oposto. Victor é um espírito da classe dos desgarrados, um vilão ameaçador e apaixonante ao mesmo tempo.
No mundo dos vivos, temos a Carlla, a pior inimiga de Rafaela, a quem ela terá o dever de ajudar em sua empreitada rumo ao céu, Kevin, seu ex-namorado e Daniele, sua melhor amiga.
Todos os personagens têm uma personalidade marcante, cada qual irá apaixonar o leitor de maneira diferente e isso traz a obra uma riqueza única.

5- Mila, agora uma pergunta difícil: de todos os escritores nacionais que você leu ultimamente qual o livro você recomenda (só vale um)? Qual o diferencial desse livro?
Poxa, só vale um? É uma pena, pois li vários nacionais muito bons! Mas, se só pode ser um, recomendo a leitura de “O Pássaro” da Samanta Holtz. Fiquei simplesmente ENCANTADA com toda a trama. A narrativa é perfeita, a escrita da Sam é impecável. É uma obra praticamente obrigatória na estante de qualquer leitor.

6- Você está escrevendo outro livro no momento? Fale um pouco desse projeto.
Bom, vamos falar primeiro sobre Trocando os Polos, pois é o próximo livro que pretendo lançar, embora tenha escrito Diário de uma Cúmplice primeiro! Trocando os Polos é um romance meio dramático que narra a história de Roberta, uma garota que vive num estágio avançado de depressão. Ela vê em Luciano, um rapaz cheio de mistério e positividade incrível, uma nova oportunidade para se sentir melhor. Luciano sempre tem um bom conselho, novas expectativas que fazem Roberta enxergar as coisas de modo diferente. Porém, não esperava que o rapaz estivesse envolvido em um segredo que irá mudar para sempre sua trajetória.
Particularmente acho Trocando os Polos um romance muito doce, meigo e um pouco triste. Adorei escrevê-lo, e espero que vocês gostem do resultado.
Já Diário de uma cúmplice é um romance policial que também gosto muito, apesar de ser bem diferente de Meu Conselheiro de Luz e Trocando os Polos. A obra tem muito mais ação, cenas eletrizantes e... Ah! Tem continuação também, são dois livros! Estou concluindo o segundo!

7-O que, na sua opinião, um escritor jamais deve fazer?
Acredito que ele jamais deve “se vender” para as editoras (e para alguns leitores, pois conheço autor que só falta morrer para fazer um leitor feliz. Não que isso seja ruim, mas acho que ele deve manter sua integridade). Conheço gente que faz de tudo para conseguir publicar um livro, mas creio que devem existir limites. Escritor de verdade, que se preze, mantém-se fiel ao que escreve, fiel as suas ideias e ideais. Isso é o mínimo que um bom escritor deveria fazer.

8-Deixe uma mensagem para os leitores:
Queria agradecer aos leitores pela atenção, e dizer que valorizem mais a literatura nacional. Afinal, se já não é fácil escrever, pior ainda é publicar. Divulgar, então... Nem se fala!
Queria também fazer um pedido! Assinem a petição que visa a valorização das obras nacionais e seus autores! Sua assinatura é de muita importância para nós:

Muito obrigada por aceitar responder a entrevista.
Eu que agradeço, Marli, pelo carinho e atenção especial para com o meu trabalho. Muito obrigada mesmo!




Beijos de agradecimento,
Marli Carmen.

Um comentário:

  1. Que bacana, uma conterrânea! Só um conto de 384 páginas... rsrs Gostei muito de conhecer a escritora, o livro parece ser bem interessante. Grande Beijo!

    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e por seu comentário!

Beijinhos!

© M.C. JACHNKEE. Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo