13 de maio de 2013

Resenha do leitor.



A Resenha de hoje foi publicado através de um booktour.
Vamos conferir a opinião da leitora  GLAUCEA VACCARI?
Publicado dia 10 de dezembro de 2011 no blog: baseado em fatos literários.






Amazônia - um caminho para o sonho nos apresenta a um grupo de amigos: Ana Carolina, Rafaela, Camila, Joana e Daniel; que são de Ascurra mas partem em uma viagem pelo norte do país, cada um com seu objetivo e com personalidades bem diferentes. Chegando lá se deparam com um modo de vida diferente e também com uma cultura riquíssima, cheia de lendas e peculiaridades.

Eu adoro conhecer novas culturas, modos de vida, essas coisas. E o que eu achei meio engraçado é que sempre me interesso por livros que tem cidades estrangeiras como pano de fundo (Itália principalmente), mas nunca me preocupei muito em conhecer a cultura do nosso país, que é tão rica e tão diferente em cada estado. O primeiro ponto positivo que eu posso citar nesse livro é esse: o livro me despertou um interesse maior em conhecer a cultura dos outros estados do Brasil, bem como em conhecer a própria Amazônia.


Marli narra uma história que mistura conhecimento com diversão, porque temos a história dos cinco amigos se desenvolvendo ao mesmo tempo em que somos apresentados a Amazônia e a região norte como um todo. Isso faz com que o livro seja muito enriquecedor sem ser maçante ou pesado. Eu li algumas resenhas em que as pessoas reclamavam por ter muitos fatos históricos, mas na própria sinopse já diz: 'É um livro que traz muita informação histórica e de uma maneira sutil vai-se apresentando os personagens e a trama.' E eu acredito que esse é o resumo perfeito. As informações não estão jogadas no texto, estão inseridas dentro de um contexto que faz todo sentido na trama. 

'- Nossa! - exclamou Joana. - Que caminho mais lindo! Tenho a sensação de estar dentro da floresta!
- E você está - confirmou seu tio. - Manaus está!' Pág. 40

É muito interessante acompanhar as histórias e o desenvolvimento de todos os personagens. Quando partiram pra Amazônia, cada um tinha seu próprio motivo, e é bacana ver a forma como as cidades, histórias e pessoas que encontram pelo caminho influenciam as vidas e objetivos de cada um. É bacana acompanhar também o desenvolvimento do romance entre Daniel e Rafaela,  porque é um romance que vai se desenvolvendo e te deixa na expectativa, que aliás dura até o fim do livro. 

Amazônia - um caminho para o sonho é uma viagem. A autora usou uma riqueza de detalhes que nos faz imaginar cada cena como se estivéssemos lá também. É um passeio pela Amazônia com direito a guia turístico, que no caso é a autora. Além de todas as histórias, a autora nos apresenta também algumas lendas, curiosidades e informações culturais. Adorei conhecer mais sobre a festa de Parintins e sobre Fordlândia, que eu nuca tinha ouvido falar e achei muito interessante.

A palavra que melhor resume o livro é 'rico'. Rico em cultura, informação, aventura, romance, sonhos e realizações. Um livro que alia Conhecimento e entretenimento.
Se você gosta de conhecer novas culturas, Amazônia está recomendadíssimo. Garanto que ao terminar você vai querer botar uma mochila nas costas e conhecer a Amazônia.
'Entre viajante e turista havia muita diferença para ele. O viajante percorria as cidades e estava sempre atento ao conhecimento, tentando ao máximo fazer parte da vida diária de um povo, já o turista só ficava com a máquina fotográfica na mão , fazendo cara de tolo e comparando estilo de vida.' Pág. 177
Escrito por  GLAUCEA VACCARI

Adoraria saber a opinião de vocês em relação a resenha da Glaucea.
Beijinhos pra todos e muito obrigada pela visita e comentários.

P.S: meu blog tem problema com formatação..mimimi.

4 comentários:

  1. Já vi esse livro ogs, parece ser bom.

    Passei também para dizer que tem selinho de campanha para voce em meu blog, da uma conferida e se gostar aceita, ta bom?

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O livro Amazonia - Um caminho para o sonho é um dos melhores livros que eu já li!A narrativa é bastante versátil, você, literalmente, irá viajar ao ler esta obra. A Marli conseguiu fazer algo muito importanta que, alguns autores, as vezes se perdem que é saber distribuir cada passagem do tema e isso ela fez muito bem!Tudo é muito bem elaborado e os personagens são cativantes!!! Só tenho elogios para este livro maravilhoso! A resenha ficou muito boa!!!É, de fato, um livro rico em tudo de bom que uma obra literária pode oferecer!!!

    ResponderExcluir
  3. OLá Marli,

    Acho difícil alguém não gostar desse belo livro, uma linda história e uma verdadeira viagem....abçs e sucesso.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei as palavras dessa leitora, Marli, e de fato o livro é assim. Muitos leitores se preocupam em conhecer diferentes culturas e se esquecem da nossa. Estar disposto a conhecer o Brasil a fundo é como se dispor a ler esse livro. Parece arriscado, mas que ao passar do tempo ou das páginas, torna-se mágico e encantador. Ótima resenha e ótimo livro. - Felipe (A Hora do Livro)

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e por seu comentário!

Beijinhos!

© M.C. JACHNKEE. Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo