5 de agosto de 2013

Autores brasileiros



Autores brasileiros - quando falamos assim muitos remetem aos já falecidos, como se a literatura brasileira estivesse concentrada no passado. A literatura muda e nós estamos vivendo hoje um cenário bem diferente dentro do contexto. Com as publicações independentes em média escala no país, os autores estão retirando seus manuscritos das “gavetas” e levando-os para as estantes dos leitores. Em meio à imensa concorrência, autores estão cuidando melhor dos seus textos, o que faz o leitor ganhar, e muito, com isso. Podem discutir sobre o livro com o autor que está no seu facebook, receber em casa um livro autografado, sem necessitar descolar-se para um evento. Tudo fácil, tudo ao alcance da mão. Assim pelo menos parece.
O caminho do autor é largo e longo. Apesar de grandes esforços para a valorização dos novos autores nacionais, o distanciamento continua. Podemos atribuir um pouco da causa para o pensamento de que é preciso valorizar a cultura nacional, independente de ela ser na arte escrita ou não. É uma luta que, pouco a pouco, colherá seus frutos. É preciso ser muito persistente, e acima de tudo, não esquecer o mais importante: entusiasmo por aquilo que faz.

Quando nossos olhos estiverem voltados para o que é nosso, perceberemos que no nosso jardim há lindas rosas e algumas, são tão raras, que são azuis!


Texto:  M.C. Jachnkee
Autora de "Amazônia - Um Caminho para o Sonho."
Vivo atualmente em Cusco- Peru e estou escrevendo meu segundo livro em terras andinas.

15 comentários:

  1. Marli,
    Que lindo texto, puro e verdadeiro.
    Realmente o trabalho de um escritor não é fácil, tem que gosta, se apaixonado por que faz, aqui no brasil falta muito incetivo pra a população te mais acesso aos livros nacionais.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  2. É o que sempre falo, a literatura brasileira tomou novo rumo e precisamos ver que temos todo tipo de leitura no Brasil... Apoio sempre os autores brasileiros, principalmente os novos autores...

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Lindo, lindo o texto...
    Eu não sei porque existe certo "preconceito" com a literatura nacional... Eu não faço parte do grupo de melhores leitores e nem leio um livro seguido do outro e mais de 50 ao longo do ano, mas não existe isso de só leitores que leem bastante podem falar e tal. Posso estar errada, conhecer pouco, mas penso que mesmo tendo melhorado esse preconceito ainda existe. Por exemplo, existem muitas páginas no facebook e perfis no twitter que são sobre livros e postam trechos de livros toda hora. E eu posso contar nos dedos os livros nacionais que vi nessas páginas. Eu tenho orgulho da literatura nacional, os livros que mais quero ler são nacionais, o livro me empolga mais quando vejo que é de um brasileiro e não o contrário. Realmente não consigo entender isso, mas que bom que está mudando e vai continuar assim. É incrível poder acabar um livro e tuitar um muito obrigada pela autora ou elogiar e surtar no facebook com a capa do novo livro (sim! Tô falando da Samanta Holtz! Hahaha. <3), é muito legal mesmo poder ter esse acesso e se identificar com a cultura dos livros nacionais. Devo ter desviado o foco ao longo do comentário, mas é que eu gosto tanto da lituratura nacional (e tbm pq não reli e arrumei os pensamentos rs). Gosto e admiro muitos autores nacionais sendo que ainda não tive a oportunidade de ler esses livros.
    Não vejo a hora de ter meu dinheirinho e comprar meus livros nacionais. ;p Internacionais também, claro. Porque ficar sem ler o John Green... Não dá.
    Beijos e parabéns pelo texto! :) Principalmente pelas rosas azuis. Muito lindo! Fechou com chave de ouro. Hehe.

    As inscrições pro booktour de Amazônia já "encerraram"?

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito que os autores brasileiros estão tendo mais espaço agora. Ainda existe muito preconceito e também a desvalorização. Eu percebo por exemplo, que muitas pessoas pagam caro em lançamentos estrangeiros mas não querem pagar preço semelhante em obras nacionais, e as editoras, que tem que vender, não investem em livros que correm o risco de ficar parado na prateleira. Tem que ser valorizado pelos leitores também.
    Quanto as obras independentes, é um caminho e eu já li vários muito bons, mas acontece também do autor, na ânsia de ter a obra publicada, não tomar cuidado com revisões e diagramação e ficar um trabalho mal feito =/
    De qualquer forma, muito bom o texto. E concordo que 'no nosso jardim há lindas rosas'.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Olá Marli! Falou tudo...hoje muitos autores estão tenho oportunidade de tirar os manuscritos das gavetas. Temos muitos nacionais bons e estou ansiosa para ler o seu segundo livro. Amei a frase que encerra o texto.
    Beijocas!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  6. Verdade, Marli. Adorei o texto!

    http://fakereader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acho que a culpa disso é um pouco de quem planeja a grade escolar. Tem tantos autores nacionais bons e porque só colocam livros de pessoa que já morreu?

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. adorei o texto Marli, um depoimento de alguém que sente na pele a dificuldade da publicação no país. Infelizmente há muito preconceito quanto aos livros nacionais, muitos pensam que só os clássicos são bons, e que livro atual só estrangeiro. Ainda bem que isso vem mudando, e espero que a literatura nacional vem a ser mais valorizada
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto, Marli, super verdade. Eu não entendo isso, fazem um diferencial tão grande dos livros nacionais àqueles que se considera "comuns" - internacionais.

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Lindo Texto, amei
    você escreve muito bem... Realmente o caminho é árduo e fico feliz em fazer parte dessa caminhada com o meu apoio, sei que não é muito, mas deve valer de alguma coisa.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Belas e sinceras palavras, Marli!
    Realmente, ser escritor independente no Brasil é percorrer um caminho árduo, mas que traz boas recompensas depois.
    Abraço e Sucesso!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Marli,
    É verdade isso, mas aos poucos vocês estão mostrando as caras e nós leitores só temos a agradecer.
    Sucesso e força.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Marli.
    Cada vez mais que conheço seu jeito de escrever mais eu quero ler seu livro querida.
    Parabéns mesmo pelo texto e ficou lindo ^^
    bjs
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tudo muda né, a vida é uma constante mudança. Aprendi e conheci com os blogs literários a a prestar atenção a literatura nacional, bem como os escritores. E não estou me decepcionando. Cada dia é uma nova surpresa.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  15. Olá Marli,

    Concordo plenamente com você, hoje a internet ajuda muito e nós acabamos conhecendo excelentes livros desta maneira....parabéns pelo post...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e por seu comentário!

Beijinhos!

© M.C. JACHNKEE. Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo