12 de agosto de 2013

Literatura nacional vs Literatura Estrangeira


Ultimamente, tenho escutado muito falar de literatura brasileira vs literatura estrangeira. Tentar dividir o que é indivisível seria uma grande perda de tempo e energia. Apesar de eu gostar e apoiar os autores nacionais, tanto os contemporâneos quanto os clássicos, adoro a literatura mundial! Cada uma tem a sua peculiaridade, que tem muita relação com a cultura do seu país e do seu povo. Embora, a grande maioria faça comparações, a literatura não se faz disso.
Entretanto, algo me deixa chocada sempre que vou a uma livraria e não encontro livros dos nossos novos autores nacionais. Eu queria ver o livro deles lá ao lado dos estrangeiros e não escondidos ou em lugar algum.
Já trabalhei em uma papelaria/livraria e os leitores chegavam perguntando pelos títulos best seller, se não apresentássemos os nacionais eles não conheceriam e não comprariam. Um livro que não é apresentado não irá vender. Lá eu aprendi que a apresentação é tudo. Quando eu sabia apresentar a obra, o leitor levava na hora, e muitas vezes, até retornava pedindo uma nova dica de leitura.

Sabem, muitos podem dizer que somos uma gota d’água no rio amazonas, mas sem essa gota o rio seria menor. Pense nisso! 

 M.C. Jachnkee
Autora de "Amazônia - Um Caminho para o Sonho."
Vivo atualmente em Cusco- Peru e estou escrevendo meu segundo livro em terras andinas.

7 comentários:

  1. Marli, totalmente verdade o que vc disse em poucas palavras. Temos que nos atentar a qualidade, mas muitos autores tem talento aqui e não tem oportunidade, infelizmente. Amei essa foto da postagem, divina *o*
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Marli!
    Concordo com suas palavras.
    Realmente uma boa apresentação ajuda e MUITO!
    O grande diferencial é focar apenas na qualidade.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  3. Marli, você abordou um assunto que também me incomoda muito! Sinto muita falta de livros nacionais nas prateleiras em destaque nas livrarias! Uma pena essa diferença, afinal, temos obrigada sensacionais!

    Adorei seu blog e já estou seguindo.

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. falou tudo Marli,
    e sempre digo que o problema da literatura contemporânea nacional é a falta de divulgação. Muitos não conhecem os nossos autores, o que é uma pena.
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Marli,

    Concordo plenamente, tem que apresentar, mas o vendedor tem que ter conhecimento se não vai por agua abaixo....belo post...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Finalmente encontrei alguém que pensa como eu. É um milagre!!!

    No final do ano passado comprei dois livros de autores nacionais (A Última Nota e A Fada), numa livraria física. O que é um milagre por si só. E o mais interessante, estava exposto na vitrine.

    Entrei na livraria feito uma louca. Sei disso porque era época do Natal e a livraria tava cheia. O povo ficou olhando e aí pedi pelos livros que estavam na vitrine.

    Foi imediato... Uma mulher se aproximou e perguntou "O livro é bom? Quem é o autor?

    Muitos dizem que os leitores têm preconceito com a literatura nacional, mas eu acho que eles apenas desconhecem. Por isso não leem.

    www.catalinaterrassa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e por seu comentário!

Beijinhos!

© M.C. JACHNKEE. Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo