29 de junho de 2014

Ficha de leitura sobre o livro.






Olá leitores do blog. Hoje venho trazer para vocês um lindo presente que o meu livro AMAZÔNIA- UM CAMINHO PARA O SONHO ganhou. Sim, pois uma leitora o leu e depois fez a ficha de leitura dele para a escola. Faz um bom tempo, mas mesmo assim vale a pena colocar aqui e divulgar esse carinho tão lindo.
Obrigada Clau. Beijinhos para você.
Vamos lá conhecer as impressões dela a respeito da obra?


Ficha de leitura sobre o livro- Amazônia um Caminho para o Sonho 

Por: Claudia Fátima Pisetta. 

1- Dados sobre o autor e obra:
Nome do autor: M.C. Jachnkee
Título da obra: Amazônia- Um Caminho para o Sonho.
Dados biográficos do autor: M.C. Jachnkee natural de Blumenau, vive atualmente em Ascurra-SC. Para escrever essa obra foi necessária uma extensa pesquisa e a convivência com os habitantes da região Norte do Brasil. A partir daí, pôde desenvolver os personagens e a trama.
Buscando aprimorar ainda mais seu conhecimento de mundo, M.C. Jachnkee viveu em Cusco, no Peru, obtendo assim influência no espanhol e aprimorando seu saber sobre a cultura andina.
Somente depois de um ano, retorna ao Brasil e começa finalmente sua jornada universitária.
Atualmente, é estudante de Letras da FURB- Fundação Universidade Regional de Blumenau.
Sintetize o conteúdo da obra:
Daniel, Joana, Camila, Rafaela e Ana Carolina são de Ascurra e viajam para a maior floresta Tropical Úmida do Mundo: A Amazônia, para ampliar seus conhecimentos sobre o lugar e também as pessoas que vivem lá. Mas não é só isso que os personagens querem encontrar. Eles também estão correndo atrás de seus sonhos, saindo da rotina e buscando uma mudança de vida.
Eles começam a aventura passando por Manaus, a cidade localizada no centro da maior floresta Tropical Úmida, conhecendo um pouco da história dos Barões da Borracha, do Teatro Amazonas, o famoso Porto Flutuante de Manaus, o encontro das águas do Rio Negro e Solimões, além de aproveitarem também a variedade de comidas e bebidas típicas da cidade.
Depois da passagem pela maravilhosa Manaus, a viagem segue para Parintins, a cidade conhecida pela famosa festa folclórica, onde todos os anos ocorre o tradicional festival com a apresentação dos bois Caprichoso e Garantido, além de desfrutar um pouco da história da Catedral N. Sra. Do Carmo e as inúmeras lendas que envolvem a região.
Subindo o rio Tapajós, os cinco personagens vão para Fordlândia, a cidade construída ao estilo americano, em plena selva amazônica, pelo americano Henry Ford, que certamente traz um ar de mistério.
Logo depois, seguem rumo a Santarém e de lá partem para a encantadora cidade de Belém, com suas praças, conhecendo o Forte do Presépio, local que marcou a fundação da cidade, o Museu de Arte Sacra do Pará, passando pelo Teatro da Paz, com suas elegantes colunas gregas na fachada, o Bosque Rodrigo Alves, o Museu Paranaense Emílio Goeldi, e, é claro, as lendas famosas da capital do Pará.
Depois de descobrirem um pouco mais da história da região norte do Brasil, os cinco personagens voltam para a sua terra natal com outra visão da Amazônia, compreendendo melhor a preservação e cada detalhe de uma incrível aventura. Além de todos os mistérios e segredos, o livro traz romance, companheirismo e decisão. Uma viagem inesquecível!
2- Das personagens:
- Nomeie as mais importantes: Daniel, Joana, Camila, Rafaela e Ana Carolina.
- Caracterize com cinco adjetivos a personagem que mais lhe chamou atenção: Rafaela é uma moça tímida, inteligente, sonhadora, bonita e criativa.
- Traços físicos e psicológicos da personagem central: Rafaela é uma moça com cabelos loiros e cacheados, tinha baixa auto-estima, era insegura e medrosa.
3- Da mensagem:
- Qual mensagem que descobriu na obra?
Que devemos lutar por nossos sonhos com muita persistência, coragem para vencer os desafios que aparecem no caminho e muita fé em você mesmo e principalmente em Deus. 

4- Do estilo:
- Relacione palavras novas com seus significados:
Muiraquitã: Artefato trabalhado em jade, nefrita e jadeíta; dão-lhe várias formas: às vezes de peixes, quelônios, etc.
Biopirataria: Atividade ilegal ou criminosa relacionada com os recursos biológicos.
Murupi: Pimenta do Brasil, pequena e amarela, dividida em gomos.
Jambu: Planta alimentícia do Brasil, de propriedades antiescorbústicas.
Cupuaçu: Fruto de uma árvore originária da Amazônia.
Cúpula: Coberta abobadada em forma de taça cm abertura voltada para baixo.
Barão: Título de nobreza inferior a visconde.
Tracajá: Quelônio de tom negro azulado com manchas vermelhas.
Marasmo: Diminuição da atividade comercial.
Tucunaré: Peixe de grande porte da região amazônica.
Nióbio: Elemento metálico da cor de platina cinza.
Bumbódromo: Arena projetada em formato de cabeça de boi. 

5- Conclusão:
- Acha eu valeu a pena ler a obra? Por quê?
Sim. Porque adquiri conhecimento a respeito da Amazônia, com seus costumes, suas crenças, suas regiões e o mais importante: O quão importante é respeitar e preservar a Floresta Amazônica, pois ela é importante não só para o Brasil, mas para o mundo todo.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e por seu comentário!

Beijinhos!

© M.C. JACHNKEE. Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo