22 de novembro de 2014

Crônica de uma morte anunciada.







GABRIEL García Márquez para alguns, Gabito para outros. O autor colombiano fabulosamente magnífico!

 Publicado em 1981, o livro tem uma narrativa jornalística.
Eis o primeiro parágrafo para degustação: "No dia em que iam matá-lo, Santiago Nasar levantou-se às 5:30 da manhã para esperar o barco em que chegava o bispo. Tinha sonhado que atravessava uma mata de figueiras-bravas, onde caía uma chuva miúda e branda, e por instantes foi feliz No sono, mas ao acordar sentiu-se todo borrado de caca de pássaros. ''Sonhava sempre com árvores'', disse-me a mãe, Plácida Linero, recordando 27 anos depois os pormenores daquela segunda-feira ingrata. ''Na semana anterior tinha sonhado que ia sozinho num avião de papel de estanho que voava sem tropeçar por entre as amendoeiras'', disse-me. Tinha uma reputação bastante bem ganha de intérprete certeira dos sonhos alheios, desde que lhos contassem em jejum, mas não descobrira qualquer augúrio aziago nesses dois sonhos do filho, nem nos restantes sonhos com árvores que ele lhe contara nas manhãs que precederam sua morte".

Crônica de uma morte anunciada narra a história do assassinato de Santiago Nasar e todas as minúcias desse dia que ficou registrado na memória das pessoas que viviam na pequena cidade. Ângela Vicário, menina nascida e criada ali na cidade, tem casamento marcado com Bayardo San Román, um forasteiro misterioso que acaba conquistando a simpatia de alguns e comprando a de outros. Mas, o que Bayardo não esperava é que Ângela não era tão “pura” como ele imaginava e na noite de núpcias a devolve para seus pais! Ela leva uma surra e ao ser questionada sobre quem a desonrou, diz o nome: Santiago Nasar- decretando assim a morte anunciada do pobre rapaz.
Os Gêmeos- irmãos de Ângela – anunciam, para quem quiser ouvir, que estão amolando as facas para matar Santiago Nasar, mas como eles sempre foram bons rapazes, quase  ninguém acredita, e os poucos que resolvem preocupar-se com tal comentário dos gêmeos, não são levados a sério.

A questão é: -  Por que Ângela Vicário falou o nome de Santiago Nasar? Ele realmente a desonrou?
Leia: Crônica de uma morte anunciada- uma história muito bem escrita, Gabriel sabe como usar as palavras!

Beijos e boa leitura para quem desejar se aventurar nessa. rsrsrs

2 comentários:

  1. Olá Marli tudo bem?
    Não esqueço do seu blog e muito menos de você, espero que tudo esteja bem, como esta o seu novo livro?

    Não li nada do autor ainda, mas estou com um aqui e espero ler em breve, não conhecia esse e achei interessante, boa dica....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Marco, eu estou super bem. O livro está pronto, só esperando para ser publicado. rs
    Marco, fiquei curiosa para saber o título do livro que vc tem do escritor.
    Beijos para vc e sua família.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e por seu comentário!

Beijinhos!

© M.C. JACHNKEE. Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo