25 de julho de 2012

Resenha



Olá queridos.
a resenha foi escrita pela amada Aymée do blog: http://thislovebug.net/macchiato/

Amazônia – Um Caminho para o Sonho – M.C. Jachnkee – 
Em “Amazônia- um caminho para o sonho”, os personagens são de Ascurra e em busca de uma mudança na vida, partem para a maior Floresta Tropical Úmida do Mundo. Da majestosa Manaus dos Barões da borracha, passando pela festeira Parintins, subindo o rio Tapajós ao encontro de Fordlândia – a cidade americana construída em meio à selva até a Belém dos índios Tupinambás que observaram a chegada dos conquistadores na Baía. Eles precisarão se adaptar e encarar realidades diferentes. Irão conhecer muito dos pontos turísticos e também da história da região norte do Brasil. É um livro que traz muita informação histórica e de uma maneira sutil vai-se apresentando os personagens e a trama.

Parceria

Em meio a tantos blogs encontrei o blog de Marli, visitava constantemente… acabei presenteando-a com uma resenha do blog dela aqui no Macchiato. Um dia ela abriu para parcerias e fui correndo me inscrever. Pois estava louca pra ler o livro dela. Pois me chamou bastante atenção.
Desde que conheci um amigo que morou lá fiquei encantada com as histórias sobre Manaus e Parintins.

Diagramação

É muito confortável. Uma letra que não enjoa nem um pouquinho. Não há ilustrações nas páginas, mas quando se lê vai criando ótimas imagens dos locais onde as meninas visitam. Ele veio com um marcador do livro e uns mimos dados pela autora o qual eu fiquei apaixonada. E não menos importante, veio com uma dedicatória fofíssima também. *-* Obrigada, Marli!

Temática

Me chamou bastante atenção. Por mais que as meninas estejam à passeio. A curiosidade de perguntar tudo que está ao alcance é algo que eu confesso que eu não faço quando vou viajar (o que geralmente acontece quando eu estou cansada da vida de cidade grande e me enfio numa calmaria e tranquilidade de dar inveja), principalmente a guias turísticos, pois tenho eu sério problema com eles. A mecanização de falar sobre aquele lugar me assusta (confissão da resenhista acaba por aqui). Como elas visitam várias cidades como Manaus, Parintins, Fordlândia, Belém… tudo é milimetricamente citado. Todas as referências e pontos turísticos são muito próximos. A autora diz que foi uma longa pesquisa. Mas posso dizer mesmo que não tenha ido (ainda, porque provavelmente após ler sobre, fiquei encantada em conhecer) acreditei na trama e até acho que Marli conseguiu fazer com que todos que leem. Sentem-se presentes naqueles momentos mágicos onde tudo é passível de experimentação.

Personagens

Não é uma trama onde um só se destaca. Porém alguns se desenvolvem bem mais do que os outros. Isso é interessante de se trabalhar porque estamos acostumados com um protagonista. E  em Amazônia – Um Caminho para o Sonho os protagonistas são todos os personagens têm sua voz sobre assuntos variados.
Camila – é a minha personificação. Fiquei assustada com os trejeitos e hábitos dessa garota de Ascurra. Meio brincalhona, sarrista, dorminhoca (ou melhor totalmente dorminhoca). Adora chuva e adora cantar por aí. (quem me conhece sabe do que eu estou falando).
Rafaela – é cativante. Ao primeiro momento tudo indica que é a menos madura do livro e vai sofrendo alterações que fazem com que o leitor admire-a pela sua vontade e pela sua paixão por literatura.
Joana – não tem muitos discursos, é a que menos aparece durante o livro.
Ana Carolina – é corajosa, do meio pro fim toma uma decisão importante na vida dela. A viagem fez sua cabeça e ela se mostrou alguém que quer batalhar pelo direito não só de si, mas o do coletivo.
Daniel – é um guia turístico nato, tio de Joana e acompanha as meninas em toda sua jornada.

Momento Favorito #2

Eu poderia desenhar o livro inteiro, pois são muitas paisagens visitadas muitos pontos turísticos, muitas comidas regionais e muitas horas de barco.
Mas excepcionalmente tive uma ideia para o momento favorito dessa obra em específico (para não ir tão óbvio).
Quando as meninas e o tio ficam em Fordlândia na casa de Maria Tereza, conhecem o filho dela (Paulinho).
E esse momento na verdade foi desenhado por Paulinho para mostrar ao seu amiguinho Roberto o seu mais novo amigo, Daniel.
“Enquanto o menino corria, contagiou a todos com sua alegria infantil. Daniel fez um cata vento para si e pôs-se a acompanhar o garoto; pareciam pai e filho brincando no fim de semana.” – pag. 161

Conclusões Finais

É impossível não se apaixonar pela trama. Ela contém várias informações que vão do teatro de Manaus à biopirataria e uma ligeira homenagem a Chico Mendes (se existe um guerreiro no Brasil, certamente foi ele).
É um livro que contém análises bem argumentadas de assuntos do passado à modernidade.
Tive oportunidade de “conhecer” coisas das quais eu não imaginava que existiam e outras de lembrar de histórias contadas por amigos. Eu não conhecia Fordlândia e nem sabia da passagem de Henry Ford pelo Pará, nem algumas lendas da amazônia que são contadas com detalhes.
Há rumores de uma continuação. (Mal vejo a hora de que esteja pronto e que o romance realmente seefetive, pois foi tentador ver os quase e acho que me decepcionaria se fosse consumido de imediato)

Viagem

Provavelmente em breve estarei fazendo uma visita a esse amigo que citei no post em Manaus, pois estou curiosa pelo que me espera.

Vocês já foram a Amazônia? Sentem vontade?- by Aymée.

2 comentários:

  1. Cada vez que eu leio uma resenha nova deste livro,fico morrendo de vontade de o ler.
    Pela opinião de várias pessoas que já o leram,parece ser um livro muito cativante.

    Hayanne Deise Lins - Profissão Adolescente
    http://profissao-adolescente.blogspot.pt/

    Facebook * Twitter * Youtube

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Marli,

    LInda resenha, você e sua obra merecem...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e por seu comentário!

Beijinhos!

© M.C. JACHNKEE. Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo