1 de fevereiro de 2013

Chove sobre o campanário...


Oi queridos leitores.
Tanta gente diferente frequentando o blog que decidi reprisar essa postagem.
Primeiro vamos escutar a música e depois( se quiserem) ler o texto que escrevi?





"Dando apenas uma olhada superficial na letra, parece apenas um grupo cantando sobre alguém que já morreu: “chove sobre o campanário, alguém morreu”. Parece recordar as memórias de alguém cujo nome está bem específico na letra.
Olhando para o contexto histórico, é importante saber que a letra foi escrita em 1995 por um grupo mexicano, sobre um fato ocorrido em 1988, nos confins da Amazônia brasileira, em uma cidadezinha chamada Xapuri, no Acre.
Durante aquele período, ninguém escreveria uma canção falando sobre a luta deste homem, pois seus esforços geralmente eram abafados pela mídia nacional, mas muito aclamado pela internacional. Até quando Chico Mendes recebeu ameaças de morte, tanto a polícia quanto a mídia deram às costas ao caso. Esta mesma mídia e polícia, depois da desgraça que acarretou a morte do seringalista, desejavam que o assunto morresse com ele. Mas a mídia internacional fez disto uma manchete mundial!
Sendo assim, os esforços deste brasileiro, ultrapassaram as fronteiras e as gerações. É importante ter em conta, que a imprensa internacional, favoreceu muito a Chico Mendes, portanto, não é estranho escutar mexicanos cantando uma canção sobre ele.
Para entender o contexto histórico e a denúncia contida na letra da música é preciso saber mais que o simples fato de Chico Mendes ter sido brasileiro, seringalista que lutou e morreu pela defesa da preservação da Floresta Amazônica. É preciso saber que: os seringalistas viviam suas vidas de homens da floresta até que, os donos das terras em que eles retiravam o látex para a fabricação da borracha, decidiram vende-las aos fazendeiros do sul, para o pastoreio de gado.
Estariam os seringalistas sem sustento nem teto, teriam que lutar ou lutar. Não havia muitas opções. Chico Mendes foi um destes homens, aliás, aquele que mais se destacou. Esse movimento que parecia inofensivo acabou ganhando forças internacionais. E é claro, começou a incomodar os ricos fazendeiros, que influenciavam a política.
Chico àquela altura, já estava até ganhando prêmios internacionais por sua causa de luta ambiental. Dentro do Brasil, pouco se falava sobre este homem. Foi aí que, ele começou a receber inúmeras ameaças de morte. Com o destaque internacional, que ele possuía, os Bancos Estrangeiros deixaram de emprestar dinheiro para a construção de estradas ou qualquer outra coisa que pudesse prejudicar a Floresta Amazônica. Isso deixou muitos empresários e políticos nervosos.  Dentro de seus planos políticos estavam as promessas de levarem progresso onde ainda não havia. Daí a menção na música: “ele morreu a sangue frio, sabia Collor de Mello e também a polícia.” Chico avisou a polícia e a imprensa de que estava marcado para morrer, mas ninguém deu muita importância. Menciona-se também, o punho leve do Presidente em relação aos criminosos, depois do ocorrido. Pois em 1988 o Presidente era José Sarney, e durante o julgamento era o Collor. Os acusados do crime, pai e filho foram condenados à prisão dois anos depois da morte do seringalista. Fugiram da cadeia e foram presos novamente. Hoje, já estão em liberdade.
A parte em que falam: “ele deixou dois lindos filhos, uma esposa valiosa”, destaca o fato de Chico ser um homem como qualquer outro, tinha sua família e seu trabalho, mas como poucos, fez algo realmente grande! Ele decidiu lutar por aquilo que julgava ser certo. E até hoje falasse nele, escrevem livro sobre este homem, ou até mesmo canções! Isto tudo, em diversos lugares do Mundo!
Para finalizar: “quando os anjos choram” é uma metáfora, pois na Amazônia chove muito, e poeticamente os autores querem dizer que a chuva são as lágrimas dos anjos, por tanta injustiça ocorrida naquelas terras. Por tantas mortes inocentes! Os autores, por fim, acabam desejando com essa música, fazer uma homenagem para Chico Mendes, seringueiro e brasileiro!"

O que você achou? Deixe seu comentário.

Caso desejar que eu visite ou siga seu blog, primeiro faça um comentário com conteúdo aqui na postagem. Eu visitarei assim que possível. Obrigada.

 sendo assim, n a Chico Mendes.prensa internacional, favoreceu muito a Chico Mendes.o morresse com ele.



44 comentários:

  1. Nossa, lindo texto, Marli!
    Já conhecia a música mas nunca tinha prestado atenção na letra.
    Gostei bastante. Não conhecia essa história a fundo, assim. Tenho que te agradecer pelo conhecimento que ganhei hoje! rs

    ResponderExcluir
  2. É muito bom conhecer-mos um pouco da história sofrida de outros povos...
    Gostei, gostei sinceramente da música e do seu contexto!
    Parabéns
    bj

    ResponderExcluir
  3. Dayanne, que alegria ler seu recado. Sempre é bom saber que algo que fazemos está , de certa maneira, acrescentando para outras pessoas. Fiz uma pesquisa interessante, não é?Beijinhos no coração.

    Ana Costa, verdade! Chico Mendes foi um exemplo para nosso Brasil e muitos estrangeiros conhecem...às vezes, melhor do que os brasileiros, a história heheh beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Marli! Adoro a banda Maná...não conhecia essa música, mas amei a história que tem como plano de fundo...Adoroo!
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  5. achei a musica linda, mesmo sem entender o que dizia a letra.Lendo seu texto lembrei da pouca importância que deram pro caso na época.muitos nem nunca ouviram falar no Chico Mendes e sua luta.Que bom você escrever sobre isso,pois a maioria dos brasileiros preferem idolatrar heróis estrangeiros esquecendo que muitos daqui deram sua vida pra proteger não só o que era seu por direito,mas sim de todos nós.

    ResponderExcluir
  6. Legal como tu consegue fazer uma análise profunda da canção! Eu adoro Maná e confesso que nunca tinha dado tanta atenção a essa música, me fez refletir (:
    Como sempre, muito bom passar por aqui <3

    ResponderExcluir
  7. Paloma, vc também gosta? Que legal conhecer mais alguém! Viu como uma simples letra que ouvimos pode ter algo grandioso por trás? Beijinhos no coração.

    Anatalia, que prazer receber vc aqui no blog!!! Uma honra! Seu comentário é bem pertinente e inteligente! Gostei! Obrigada por dividir conosco! Beijinhos.

    Scarlat, hehehe e não é verdade? Muitas vezes escutamos sem tem noção da importância daquilo que está sendo cantado. Obrigada por deixar sua opinião. Que legal que vc também gosta deles. Beijocas.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Marli,

    Mai um belo post interessante, gostei da visão e do fatos descritos....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Gostei da postagem, do seu texto.
    Não conhecia a música.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Marco, muito obrigada pelo carinho e reconhecimento ao meu trabalho. Beijos

    Bruna, a música é muito bonita. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Um texto muito rico, Parabéns! E com a musica tudo ficou perfeito, Maná é muito bom. E falando num contexto geral, gerou uma ótima reflexão./

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marli.
    Nossa, que texto.
    Já escutei a música diversas vezes, mas nunca tinha dado a devida atenção.
    Como sempre suas palavras, muito bem colocadas, me enchem os olhos.
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Confesso que gosto de algumas músicas da banda Maná, mas esta não lembro de ter escutado ;/
    Seu texto está maravilhoso, não sabia de toda a história, obrigada pelo conhecimento que você acabou de me passar!

    xoxo
    lepetit-mari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Nossa!
    Que show! Eu não conhecia a música, mas gostei. Saber a história por trás dela é melhor ainda. Não sabia que ela se referia ao Chico Mendes.

    Bjs
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Lucas, gostei do seu comentário e de saber que vc gostou do texto. Muito obrigada.
    Beijos

    Kezia, vc é uma pessoa muito querida. Obrigada por ler o texto que escrevi. Beijos

    Oi Mari, fico feliz que meu texto tenha acrescentado ! Beijinhos no coração.

    Gabi Lima, legal saber dessas coisas não é? Fui analisando e descobrindo essas coisas. Muito linda essa música. Beijocas

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha escutado a música, mais até que é legalzinha! Não li o texto, mais passei o olho por cima e parece está ótimo parabéns!! Seguindo você, beijos :]

    http://semprequis-ter-umblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. que musica linda gostei do seu blog se puder visite e seja um membro beijocas
    http://dobatomaosaltoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nossa que texto lindo! Adorei!!
    Beijos, http://espacodajuu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Que texto lindo!
    Amei <3

    http://blogdaelaniia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu adoooorreeeei,vocc escreve muito beem querida! ja segui.. Da uma olhada no meu espero que goste e seja mais uma leitora dele.. Beijos.. http://isismente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Realmente o texto é lindo e deu uma baita reflexão junto com a música ^^

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  22. Gabriela, obrigada por sua sinceridade hehehehe bjs

    Oi Rebeca, vou visitar. Obrigada. Bjs

    Obrigada Júlia, Elania. Bks

    Oi Isis, obrigada pela visita. Bjs

    Davida, obrigada por ler o texto de diexar seu comentário. Bjs

    ResponderExcluir
  23. Juuh, fico muito feliz que vc tenha gostado da postagem. Fiz com muita atenção e carinho. O layout é realmente divino. Gosto muito.Vou visitar seu blog. Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Oi Juh! Ainda não tinha ouvido essa música, mas gostei muito. Super bacana a atitude do Chico Mendes em defender nossa floresta, não é? Uma pena ter um fim tão triste assim. "Os bons morrem cedo", como dizia Renato Russo. E os bons morrem das formas mais cruéis possíveis, não é? :/
    Enfim, adorei conhecer um pouquinho mais sobre ele! Sempre aprendo muito com você, tanto aqui no blog, quanto no livro... São verdadeiras (e maravilhosas) aulas de história! rs

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. Oi Amanda, lindo mesmo, hein? Obrigada, querida heheheh beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Adorei a música e o texto Marli. Parabéns!!!!

    Vixe, acho que essa música vai aparecer no Gruda que nem chiclete, haha!

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  27. Oi Lenita, fiquei até assustada com seu comentário....só faltou vc dizer o que achou da minha postagem...hehehe bjs

    Mylla, hehehehe leal que tenha gostado!! Beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Obrigada pela sua visita. É um prestígio receber elogios de uma escritora tão boa como você!

    Volte sempre!

    beeijos,
    fernandaroseno.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Fernanda, obrigada por seu elogio. Beijocas

    ResponderExcluir
  30. Já conhecia a letra devido a outra postagem.

    Lindo texto. Bjks

    ResponderExcluir
  31. Quando alguém tenta fazer a diferença, sempre tem quem se incomoda... Garanto que a luta dele não foi em vão. Inspirou muitas pessoas a continuarem lutando...

    =D

    ResponderExcluir
  32. Cleide, é verdade..muitos comentam sobre Chico até hoje lá na Amazônia. Falaram muito dele pra mim quando eu estive lá.Bjs

    ResponderExcluir
  33. Não sou muito de ouvir musicas. Mas é muito interessante o que você fez, contando a história por trás da musica. Parabéns pela iniciativa. Apesar que tem umas musicas hoje em dia que não deve ter historia nenhuma, pega duas silabas e repete varias vezes e pronto está ai mais um sucesso.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Sil, sim...infelizmente tem dessas coisas em todas as artes...mas também há muito gente séria. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  35. Oi Marli, minha prmeira visita ao seu blog. Adorei!

    Conheco algumas musicas da banda mas nao conhecia essa. Perfeita homenagem!
    Seu texto me fez conhecer um pouco mais sobre a verdadeira historia de Chico Mendes. Parabens pelo trabalho de pesquisa e divulgacao.
    A Amazonia eh um lugar extremamente importante para o Brasil pena que muitos nao deem importancia a isso.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Eu já tinha visto a musica no outro post, achei bem bonita é uma boa homenagem pra quem lutou tanto

    bjos

    ResponderExcluir
  37. Oi Nil, obrigada por sua vista..muito bonito o que vc escreveu. Beijos

    Taty, é verdade..ele foi um exemplo para nosso país. Beijos

    ResponderExcluir
  38. Amei o texto! Muito muito lindo!
    Chico Mendes foi um herói para a Amazônia...
    Me recordo do projeto cultural da escola onde eu apresentei a biografia dele encenando... #Sou um péssimo ator
    Rsrsrsrs
    Beijos
    Obrigado por comentar no meu blog
    Gabriel - Corações de Neve

    ResponderExcluir
  39. Oi Gabriel, que legal saber do seu projeto..jura?? Adorei!!! Beijinhos

    ResponderExcluir
  40. Hoje pela primeira vez escutei a música =)
    Amei o seu texto , muito interessante=)
    To ficando viciada no blog ^^
    Bjs

    ResponderExcluir
  41. Michelle, obrigada pelo imenso carinho...vc tem blog? Beijos

    ResponderExcluir
  42. Oi Marli
    Por enquanto não tenho , mas assim que fizer um eu te aviso =)
    Bjus

    ResponderExcluir
  43. Ameeeeeei o texto!

    Ele realmente foi um herói e as atitudes dele são dignas de todo o reconhecimento que ele teve, agiu em favor de sua pátria e com muita honra! Infelizmente, podemos perceber que a amazônia não recebe o devido reconhecimento que merece e isso é realmente lastimável. ;S

    Bjos :*

    thesongoftheletters.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. A música já não faz muito meu estilo, mas é muito bonita também! huahuah Acho muito charmosa a língua deles rs
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e por seu comentário!

Beijinhos!

© M.C. JACHNKEE. Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo