17 de março de 2013

Opinião


Olá amigos.
Hoje venho com uma pergunta para uma pesquisa.

Gostaria da participação de todos vocês.

Estou escrevendo meu segundo romance. Tentei guardar as críticas construtivas e sugestões dos leitores para melhorar. Eu acredito que esse é o caminho para a evolução.

Estava lendo em um site sobre escrita que dizia: "TENTE DEIXAR DE FORA AS PARTES QUE OS LEITORES TENDEM A PULAR."

    1- Bem, o que eu preciso saber de vocês é se vocês costumam pular partes do livro, e se costumam, quais são essas partes? O que os leva a fazer isso?

   2- Caso você não costuma pular, mas deve ter amigos que fazem, quais são as partes que eles tendem a pular?



  
Obrigada
Marli Carmen

41 comentários:

  1. Oi Marli.
    O que me leva a pular algumas partes, é quando percebo repetição de ideias, do tipo: o autor querendo que fique bem entendido determinada atitude ou sentimento do personagem, sendo que já explicou isso outras vezes, e em todas as vezes deixou isso bem claro. Outra coisa que acho chato demais são diálogos insignificantes, onde eu percebo que não vai ter nenhuma interferência na trama, que tá ali só pra "encher linguiça".

    Mas Marli, vai tranquila, esse erro você não cometeu em Amazônia, e sua escrita é uma delícia.

    Beijos, sucesso e sorte no próximo romance.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu não costumo pular partes, leio cada linha do livro. Primeiro porque em minha opinião uma palavra, uma frase, pode mudar toda uma história ou dar sentido a mesma.
    O que acho desnecessário é repetição, isso cansa o leitor, e pessoas q sei q fazem isso alegam esse o motivo.
    Acho q é só não deixar repetitivo, e sempre colocar elementos que prendam nossa atenção e não nos desanime durante a leitura.
    Marli vc é uma escritora ótima, tenho certeza que esse novo livro será um sucesso e tão bom quanto Amazônia!!!

    Bjs
    Daiane
    nouniversodaliteratura.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não costumo pular partes, mas recentemente li um livro que estava lindo sendo narrado no passado e de repente começava a ser narrado no presente o que me desanimou um pouco ¬¬ mas prossegui na leitura com meu rin doendo u_u enfim, acho que partes que as pessoas pulam são aqueles diálogos infinitos que não vai dar em nada e que são super chatos u_u
    Espero ter ajudado!! xD

    ResponderExcluir
  4. Eu não pulo parte alguma, mas tem aquelas que me atrasam, especialmente quando fogem muito da história, ou quando um personagem novo é apresentado pelo meio do livro...

    Aah, apesar de não pular, conversações muito longas me cansam, gosto de diálogos curtos (risos), talvez por isso meus leitores acham que eu odeio diálogo... kkkkkkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. oi Marli,
    Eu não pulo partes mas o que me desanima um pouco na leitura são as repetições.
    Bjs
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Marli querida!
    Acho importante saber a opinião dos leitores, é uma forma de interatividade.

    1- Bem, o que eu preciso saber de vocês é se vocês costumam pular partes do livro, e se costumam, quais são essas partes? O que os leva a fazer isso?

    Confesso que gosto de ler o livro inteiro, nunca pulo nenhuma parte, mesmo que seja enfadonha.

    2- Caso você não costuma pular, mas deve ter amigos que fazem, quais são as partes que eles tendem a pular?
    Sinceramente? Não sei... nunca prestei muita atenção se algum amigo pula as partes dos livros... Vou tentar perguntar por aí e qualquer coisa volto para relatar aqui.

    Desejo um bom domingo.

    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Marli.Eu não costumo pular trechos de livros,pois acho que ficaria com a sensação de ter perdido um pedaço da história,sabe quando você sai no meio de um filme , volta e não entende mais nada? sei que seu livro será tão bom (ou mais)que o primeiro.bjss.

    ResponderExcluir
  8. Oi Marli,
    Eu leio um livros mas não costumo pular páginas nem trechos.
    Pois além de ficar desagradável a leitura acaba que a pessoa fica sem saber a história toda.
    Por mais que não seja um bom enredo me recuso a parar ou pular páginas.
    Abraços,
    Alexandra

    ResponderExcluir
  9. Tem vezes que confesso que chego a pular mesmo..quando há dialogos muito extensos que chegam a ser cansativos... Algumas pessoas que conheço também pulam essas partes e pulam quando percebem um paragrafo imenso só "enchendo linguiça"....

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marli! Bom, pelo que sei não conheço nenhum amigo leitor que pula alguma parte do livro. Acredito que todas as partes de uma obra são necessárias. E, bom, acho que as partes que as pessoas pulam são algumas que não curtem, sabe? Ou aquelas mais descritivas, como por exemplo, uma em que descreve um cenário ou algo do tipo. Mas, como disse antes, não acho bacana pular um trecho de um livro, visto que ele é tão importante quanto os outros.
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. O que normalmente me cansa na leitura são repetições, diálogos muito longos e situações desnecessárias como a forma que a lágrima cai ou descrever o banho do personagem sem nenhum fato relevante durante ele.
    O ideal é você perguntar aos seus leitores beta, o que está ruim e arrumar.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  12. Marli querida, eu acredito que as descrições muito longas e pouco dinâmicas geralmente são as partes mais cansativas em um livro para mim. Gosto de descrições, mas acredito que o autor deva dosar, para o leitor poder pegar um fôlego.
    Outro ponto negativo é quando vemos muito mais do mesmo. É melhor o livro ser curto e claro, a ter muitas páginas só com partes, fatos e pensamentos repetidos e sem relevância.

    Beijoos!
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Marli!

    Eu não costumo pular pates de um texto, mas conheço gente que faz isso. Geralmente descrições muito longas e parágrafos muito extensos acabam cansando a leitura e por isso muita gente pula logo para os diálogos.

    Espero ter ajudado! =)

    ResponderExcluir
  14. Olá Marli! Não tenho o costumo pular partes do livro. Só faço isso quando uso o livro apenas para pesquisa. Ai vou direto no capítulo que me interessa e leio apenas os tópicos úteis. Em livros de ficção não faço...só fiz uma única vez porque o livro estava muitooo chato, em uma enrolação demasiada e quis correr a história para ver se ficava interessante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oii Marli!
    Acredito que quando pulamos trechos da leitura é porque o autor está sendo taxativo e egocêntrico.Eu normalmente largo livro, desisto da leitura. O seu livro me proporcionou um misto de sensações,ou seja, eu queria permanecer na leitura e ao mesmo tempo queria saber o final logo..Foi uma leitura prazerosa e não tive vontade de pular ..Beijos Vivi.

    ResponderExcluir
  16. Eu não gosto de pular nada, mas as vezes preciso pular as partes que são descritivas demais, as vezes isto atrapalha a leitura e o livro fica loooongo demais...

    Beijokss

    Vanessa - Blog do Balaio

    http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Marli
    tudo bem?
    Também não sou muito de pular partes porém, não sou fã de ler parte sexual. :s
    Não que não tenha que ter, porém as não leio também as que são "demais'

    Bj

    ResponderExcluir
  18. Oi Marli eu como sou uma devoradora de livros jamais pulei trecho algum, leio cada linha do que está escrito, mas o que talvez incomode os leitores é muita descrição de lugares, pessoas, mas isso também não dá para saber ao certo porque vai de leitor para leitor, tenho uma amiga que está lendo a série As Crônicas de Gelo e Fogo e ela adora ler os detalhes dos lugares, pode ser a página inteira de detalhes que ela adora, ela se visualiza no local, então é uma coisa meio que pessoal né, mas Marli sua escrita é ótima, escreva com o coração, com certeza terá leitores que irão adorar e outros não, isso é fato...já estou ansiosa por esse novo romance.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, querida *-*
    Desculpe, mas acho que nem posso ajudar muito. Nunca pulo partes de um livro. É claro que repetir algo desnecessariamente é um erro, mas vc, que eu me lembre, não o cometeu em seu primeiro livro, e dificilmente cometerá no segundo. Além disso, mesmo que o autor faça isso, acho falta de consideração ficar pulando partes...
    E também nunca fiquei sabendo a fundo das partes nas quais amigos leitores fazem isso.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  20. Oi Marli, essa sua pesquisa é muito interessante. Mas bem complicada de se responder, confesso.
    Eu costumo pular partes dos livros, algumas vezes, mas isso varia muito de um livro para outro.
    Na maior parte das vezes é quando os autores tendem a se estender na descrição de cenários e personagens. Outras vezes é quando eu quero muito ver os casais juntos e isso demora a acontecer. :P
    Espero ter ajudado.
    Sucesso nesse seu novo projeto!
    Beijos,
    Vanessa T.

    ResponderExcluir
  21. Oi querida Marli, eu acho um pouco chato quando tem repetição de detalhes, mas n notei isso no seu livro n... Beijos...

    ResponderExcluir
  22. Oi Marli, uma bela pergunta. Haha Eu pulo quando o autor fica descrevendo muuuuuito um cenário, mas muito mesmo por exemplo: Uma belo dia de sol, com uma bela paisagem de fundo com belos passarinhos cantando e borboletas e árvores e bla bla bla faziam daquele momento especial e sublime. Quer dizer pra ele dizer que aquele momento especial era especial descreveu tanta coisa que ficou um momento chato. E quando perco o interesse e porque os capítulos não me trazem nada de bom, quando pulo descubro que ainda não saiu da mesma coisa. Igual novela. hehe mas sempre sou fiel a cada página. Resumindo esse monte de coisa que escrevi: só pulo partes quando tem muita enrolação igual fiz agora. Hahahaha Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Marli!!

    Eu não pulo partes, leio tudo por achar que cada parte é importante para que se entenda o que o escritor quis dizer ou aonde ele quis chegar.

    Mas, se eu fosse escolher um ponto para se falar seria a repetição. Ela tira o foco do escritor e do leitor. O que sei que não vai acontecer com você nesta obra que você está escrevendo, porque não ocorreu isso na primeira.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  24. Olá Marli,

    Eu não costumo pular parte de livros a não ser dois livro que fui obrigado a ler da NC por causa de parceria e o assunto não me agrada livro eróticos, mas as pessoas pulam partes muito detalhadas que acabam deixando a leitura tedioso e demorada, eu gosto de detalhes mas acho que o autor deve saber expor os detalhes....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Antes de tudo parabéns por está ótima postagem!Eu jamais pulo páginas ou capitulos de um livro, pelo simples fato de eu só ler livros dos genêros que gosto de verdade. Mas, acho que o que faz um leitor pular partes do livro é uma narrativa demasiadamente extensa, me refiro, ao autor que detalha demais e, muitas vezes, sem necessidade determinada etapa do enredo... Mas, acho que isso só acontece quando alguém se dispõe a ler um livro cuja temática ele não conhece ou talvez não seja seu tema predileto, pois como falei anteriormente eu JAMAIS pulo uma linha sequer de um livro, pois só leio livros que, realmente, me interessam...

    Um beijo carinhoso e você sabe que sou seu fã e estou aqui sempre torcendo pelo seu sucesso!!!

    Junior Menezes

    UMA VIAGEM AO FUTURO
    http://umaviagemaofuturo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu não pulo partes de livros. Porém, se a história estiver muito confusa, eu retomo as frases anteriores para poder compreender melhor o que o escritor quer dizer.
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  27. Eu não tenho costume de pular partes de livros. Só aconteceu uma vez na trilogia cinquenta tons que eu não aguentava mais ler a mesma cena de sexo pela milésima vez. Mas já vi amigos meus reclamarem de quando o autor leva tipo um capitulo inteiro só para descrever como estava o tempo ou para descrever um móvel por exemplo. Mas eu não tenho esse problema. Para mim quanto mais detalhe melhor. Uma coisa que é comum alguns autores fazerem é não avisar quando é algum pensamento da personagem em questão ou quando muda para alguma coisa que aconteceu no passado e a gente tem que adivinhar que foi no passado e não agora.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oie Marli!

    Então eu não costumo pular nenhuma parte do livro. Se o mesmo não me agrada eu simplesmente paro a leitura e pronto.

    Gosto de narrativas detalhistas desde que elas agreguem algo a história. Descrições vazias cansam um pouco.

    Em fim espero ter ajudado ^^

    Beijus e uma ótima semana para você!
    ;***
    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  29. Marli, geralmente o que faz o leitor, eu, por exemplo, pular alguma parte do texto é o fato de ser cansativa ou repetitivo demais, mas acredito que isso varia de livro pra livro.
    Existem livros, com um texto leve que você nem percebe se ele está sendo repetitivo demais, você simplesmente devora, ou quando o leitor percebe que a história está ficando enrolada e não chega ao fim logo, quando o foco do livro é o romance e o casal principal só fica junto na última página, entre outras coisas.

    Espero ter ajudado!

    Beijos!

    Letícia - Literature Diary
    @literaturediary

    ResponderExcluir
  30. Marli, nunca pulei partes de um livro.

    Mas as pessoas que conheço reclamam de diálogos monótonos, ou quando a história enrola muito para chegar ao clímax.
    Mas acredito que colocando um pouquinho mais de romance, isso ajuda a levar o livro adiante. Pois pra mim está muito bom o jeito como vc escreve.

    Bjks.

    ResponderExcluir
  31. Nunca pulei folha de livro, ma conheço gente que já, eles normalmente pulam pelo fato do texto ser bem descritivo, difícil entendimento, uma estória monótoma, sem pé e sem cabeça ^^
    Espero ter ajudado ^^

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. eu costumo pular quando os diálogos começam a ficar repetitivos.
    beijos

    ResponderExcluir
  33. Oooi Marli! Bom, costumo pular partes cheias de explicações elaboradas (que para mim não tem sentindo algum.)
    Costumo pular partes de livros que são narrados em vários pontos de vista e o autor não sabe dividir cada um.
    E como não tenho muitos amigos leitores e os que tenho não conheço muito seus gostos, não falarei por eles.
    Muito legal sua iniciativa de pesquisar :D
    Beijo

    ResponderExcluir
  34. Bem eu acho que depende do livro, da fase que estamos e do gosto do leitor, por que eu não costumo pular a leitura nem quando é chata mas quando estou de mal humor eu leio rápido aquelas partes melosas pois não é meu gênero

    bjs

    ResponderExcluir
  35. Olha, eu não pulo parte nenhuma dos livros, senão sinto que sabotei minha leitura, hehehe. Mas às vezes bem que dá vontade, principalmente quando estamos curiosos em relação à algo, algum fato importante e o autor fica enrolando, focando demais nos detalhes da cena, por exemplo, enfim...

    ResponderExcluir
  36. Oi Marli. Nunca aconteceu de eu pular nenhuma parte de um livro, por mais chato que esteja... rsrs
    Acho que ao fazer isso, perde-se muito da história, não faz nenhum sentido pular alguma parte da leitura...
    Mas o que às vezes irrita realmente é repetição de informações e diálogos que não acrescentam nada...

    Espero ter ajudado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  37. Oi Marli,
    Eu não pulo, mas confesso que há livros que minha vontade é pular...shaus...principalmente quando o autor se estende demais para falar de um assunto ou descrever um lugar. Ou usa palavras que constantemente necessitem de um dicionário.

    Beijokas elis!!!!

    ResponderExcluir
  38. Oi querida. ;)
    Eu não costumo pular nenhuma parte dos livros, porque elas acabam por se interligar a outra parte da história, e eu fico sem saber.
    Mas eu posso dar alguns exemplos.A minha irmã não gosta muito de ler, mas quando lê não gosta de muito texto de descrição de objetos e espaço,porque fica cansativo. A descrição em si é muito boa, mas alguns leitores não gostam muito de tantos detalhes, e avançam logo para a ação.
    Fatos históricos-é sempre bom mencionar fatos históricos quando a história o pede, mas páginas e páginas disto começa a enfadar um pouco, e muitos não acabam de ler tudo.
    Diálogos curtos sem muito que aproveitar também é frustrante,porque o leitor quer sempre novas informações que o deixem mais fixado na história.

    Depois tem situações que chamam muito a atenção num romance. Ou seja,encontros inesperados;conversas ao luar;um passeio de mãos dadas;algo que interfira no amor,mas eles ultrapassam;um abraço aqui,uma troca de olhares ali;a visão das outras pessoas em relação ao casal..é sempre muito bom. ;)

    Bem,espero ter ajudado,estou ansiosa para ler o próximo livro. Bjoos

    ResponderExcluir
  39. Olá Marli! Sendo extremamente sincera, nunca pulei nenhuma parte do livro, mesmo daqueles dos quais não tive uma leitura agradável. Porém, vejo alguns comentários nas redes sociais de pessoas que fazem isso, mas com as partes de apresentação , agradecimento e biografia do autor. Saiba que estou ansiosa por mais uma obra sua, viu? Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  40. Não acho legal pular partes de livro, até porque se há algo repetitivo, algum motivo tem para que isso aconteça. É como ler um resumo do livro, o que faz a história perder a essência.


    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. Oi Minha querida!

    Não costumo pular partes de livro e tenho até o hábito de ler um livro que não gostei até o fim só para ter certeza que a minha opinião estava correta...rsrs.
    Bom, acho que partes que repetem muito determinado fato do livro, ou que se prolonga demais em algo que pode ser mais direto e ter o mesmo ou um melhor resultado.

    Espero que ajude! Beijos!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e por seu comentário!

Beijinhos!

© M.C. JACHNKEE. Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo