19 de junho de 2020

Livro: “O Apanhador no Campo de Centeio” de J. D. Salinger


“O Apanhador no Campo de Centeio” de J. D. Salinger foi publicado em 1951 e de lá pra cá se tornou referência para os jovens. É um livro onde um adolescente narra um fim de semana voltando para casa quando ele tinha 16 anos, agora com 17. Então, a linguagem não é rebuscada, e sim típica de um adolescente nesta idade, com gírias e palavras que estavam na boca da juventude daquela época.
Alguém pode ler o livro hoje e pensar: “Tá, mas porque esse livro se tornou uma referência?”
Bem, é importante lembrar o contexto social e histórico da época. Naquele tempo, os jovens não tinham a voz que tem hoje, não eram levados a sério pelos adultos; isso foi antes da cultura jovem. Depois de 1951 quanta coisa aconteceu? Teve o movimento hippie, o movimento feminista e etc.. Muita coisa veio para a gente poder viver na sociedade de hoje, do jeito que a conhecemos.
O personagem principal, chamado Holden, dá vida aos pensamentos dos jovens.
Link da imagem: AQUI

Também tem uma pitada de reflexão nisso tudo.  
Salinger, depois de vender 15 milhões desse livro, decidiu isolar-se em uma  casinha, no alto de uma montanha, numa cidadezinha de 15 mil habitantes. Ele que escrevia contos em revistas, de repente, tornou-se famoso e parece que não gostou disso. Continuou escrevendo, mas pouco a pouco foi diminuindo seu ritmo, até parar. Não queria nenhum contato com a mídia, não concedia entrevistas, não se deixava fotografar e, a apesar dos vários intentos de tornar esse livro um filme, ele nunca aceitou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita e por seu comentário!

Beijinhos!

© M.C. JACHNKEE. Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo