26 de junho de 2020

O PRIMO BASÍLIO DE EÇA DE QUEIROZ.



O PRIMO BASÍLIO DE EÇA DE QUEIROZ.

A jovem Luísa é a típica boa moça sonhadora. Adora ouvir os relatos extraconjugais de sua amiga, mas acredita que seria incapaz de trair o marido.
Trata muito mal sua empregada Juliana. Sempre estúpida nas palavras e um pouco agressiva, nos gestos. Essa parte mostra a difícil realidade da empregada doméstica brasileira, o maltrato, desprezo, como se fosse um lixo e não uma pessoa.
Bem, Luísa então se reencontra com um amorico do passado: o primo Basílio que tenta convencê-la que o amor de adolescente entre eles ainda está aceso. Inocente, Luísa deixa-se levar e vive um tórrido, porém rápido, namoro com Basílio. E como uma jovem apaixonada, Luísa troca mensagens com o primo e inclusive ele aluga um cafofo para os dois.  Mas o que ela não imaginava era que a empregada, que ela maltratava, estava guardando esses bilhetes, ao invés de jogá-los no lixo.
Em um momento de fúria da patroa, Juliana, então, começa a chantageá-la pedindo dinheiro para garantir sua aposentadoria e também que a trate melhor.
Luísa não domina muito bem seu psicológico e vai ficando desesperada. Primeiro pela indiferença do primo e segundo porque precisa proteger o segredo do marido e da sociedade.
Eu li o livro e depois assisti o filme. A diferença é que no livro a gente pode entrar mais na mente das personagens.


É UM DOS MEUS LIVROS FAVORITOS!

Na música “Amor, I love you, ” citam “O Primo Basílio” você sabia?

Olha aqui: “Tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que
lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor
amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo conduzia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações.”


3 comentários:

  1. Olá, Marli.
    Quanto tempo. Que bom que deu uma passadinha lá no blog. Eu ainda não li esse livro. Na época da escola até cheguei a fazer um trabalho sobre ele mas os livros foram divididos e um outro grupo pegou ele. Quanto a sua pergunta lá no blog sobre romances de época eu recomendo os livros da Tesa Dare. Pode começar com os livros da série Spindle Cove. Mas se quiser um da Julia Quinn recomendo s série Os Bridgertons.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, que pena que o outro grupo pegou esse livro, é muito bom. Ah, obrigada pela dica. Anotado, aqui.

      Excluir
  2. Esse livro é um dos clássicos que esta na minha lista de leituras futuras. Amei ver sua resenha...tem tudo para ser um livro otimo❤😍
    Bjus!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e por seu comentário!

Beijinhos!

© M.C. JACHNKEE. Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo