18 de setembro de 2014

Texto da Lu Piras para os blogueiros.



 Fonte imagem: Aqui.
Olá, leitores!

Recebi com muito entusiasmo o convite da querida escritora Marli Carmen para escrever para vocês. Este mês de setembro aqui no blog da Marli é inteiramente dedicado à divulgação da literatura nacional e eu não poderia estar mais orgulhosa com o resultado desta e das muitas iniciativas que chegam ao meu conhecimento, visando aproximar escritores e leitores. Acompanho a blogosfera literária e percebo o destaque cada vez maior que nós, escritores, conquistamos de alguns anos para cá.

Nosso trabalho não teria a repercussão que tem nas mídias sociais se não fosse a dedicação de muitos blogueiros. Então, pensando numa justa homenagem e na minha gratidão a eles, escolhi para tema deste post, “a importância da blogosfera para a literatura”. E já que escrevo sobre as experiências que vivo no dia a dia do universo literário, posso afirmar que as opiniões de diversos blogueiros tiveram e têm muita relevância na aprovação de originais pelas editoras.

Quando decidi publicar meu primeiro livro foi também quando descobri a blogosfera literária. Percebi a importância da capa de um livro para os leitores e que deveria providenciar uma o mais depressa possível. Descobri o significado de “parceria” quando entrei em contato com blogueiros que me ajudaram a apresentar sinopse e a capa provisória de “Equinócio – a Primavera”. Descobri, ainda, a extensa agenda literária dos escritores e comecei a procurá-los nos eventos. Minha rede de amigos leitores e escritores rapidamente cresceu, a Lu Piras deixou de ser anônima nas redes, e, com o lançamento, vieram as primeiras resenhas que me garantiram a certeza de estar no caminho certo.

De repente eu contava com um rol de mais de 250 blogs parceiros em meu blog. Hoje, verifico que alguns estão abandonados, mas muitos dos que permanecem ativos se tornaram referência no meio e tem o poder de influenciar não apenas leitores, mas editores também. Isso por que aquele blogueiro que usava o blog como diário está dando lugar ao blogueiro que usa e abusa essa ferramenta midiática para informar, noticiar, produzir burburinho e multiplicar seguidores. Como um jornalista, o blogueiro de agora encara seu trabalho de modo bem profissional: capricha no layout do blog, investe dinheiro, cobre eventos, faz reportagens em vídeo, tem canal no Youtube (vlog), entrevista autores, isso tudo sem esquecer a função primordial de um blog literário, qual seja, elaborar críticas literárias (vulgo: resenhas) fundamentadas com imparcialidade e isenção.

Tenho a satisfação de saber que a maioria dos blogueiros que conheço promove a literatura por amor aos livros, por acreditar, assim como o escritor Mário Quintana acreditava, que os livros podem mudar as pessoas que mudam o mundo. Isso é extraordinário, pois assim podemos transformar o Brasil. Se nos tornarmos o país de leitores que imagino para os nossos livros, então, o mundo inteiro vai conhecer as nossas histórias.

Obrigada, blogueiros, por me fazerem acreditar que a minha vida de escritora é a melhor das minhas histórias.



 Contato com a escitora:



Lu, obrigada pelo texto maravilhoso. Acredito que muitos, assim como eu, vão se emocionar com suas palavras.

Beijinhos- M. C.Jachnkee.

6 comentários:

  1. Que lindo texto!

    A Lu Piras, como vários autores nacionais da atualidade, são grandes merecedores da atenção de nós blogueiros, e é muito bom ver esse tipo de reconhecimento... Que essas parcerias continue assim e que só melhore!

    Parabéns pela atitude Marli!

    Bjo
    Luh Figueiredos
    Biblioteca da Luh

    ResponderExcluir
  2. Luuuu.... que linda consideração. . Obrigada! !!!

    ResponderExcluir
  3. Lembro que o primeiro lugar em que divulguei meu livro foi no blog da Marli.
    Parabéns blogueiros e obrigada pela parceria!

    imaginemia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu amo essa menina! A Lu arrasou no texto e eu concordo com cada vírgula sobre a importância dos blogs literários na vida do escritor. :)
    Beijo, beijo às duas!
    She

    ResponderExcluir
  5. Awn que texto divino Lu,
    obrigado pela belas palavras de reconhecimento e incentivo...
    E Marli, parabéns pela iniciativa de divulgação nacional.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, suas palavras me tocaram profundamente! O seu jeito de escrever me levou à alguns anos, quando comecei a escrever meu livro, e iniciei faculdade de letras, e não sei por qual motivo desisti. Senti uma vontade imensa de ler um livro, ou escrever sobre algo. Suas palavras tem magia!
    Parabéns!
    www.maakewe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e por seu comentário!

Beijinhos!

© M.C. JACHNKEE. Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo