8 de setembro de 2014

"Manias de escritor" com Maurício Gomyde.



Olá leitores. 
Sabendo que escritores sempre tem suas manias ao escrever, convidei o Maurício Gomyde para contar algumas delas para nós. Vamos conhecer.



Cinco Manias do Escritor Maurício Gomyde.


1) Minha primeira mania, se é que posso chamar assim, é que só consigo escrever pela manhã, praticamente de madrugada. Acordo diariamente às 4h45 e tento estar em frente ao computador no máximo às 5h15. Meu escritório fica no segundo andar da minha casa e de frente para uma enorme janela. Acho inspirador assistir ao nascer do sol todos os dias (e quem conhece Brasília e seu maravilhoso céu, entende o que estou dizendo).



2) Antes de começar a escrever, abro o youtube, digito uma música de que goste muito e insiro a palavra "cover" ao final. Por exemplo: "Every little thing she does is magic Cover" (é a que estou ouvindo no momento). Gosto de escutar versões das minhas canções favoritas gravadas em casa por cantores excepcionais que ninguém conhece. Não escrevo em silêncio, esta é a mania.



3) Não sei se é uma mania esquisita, mas meus livros sempre são escritos em dois arquivos. Um chamado "Livro 6", por exemplo (até ter o título) e outro chamado "Anotações e viagens Livro 6", para onde vão todas as ideias e porcarias que me acometem durante a escrita. Esse arquivo serve de consulta constante.



4) Quando a ideia some, quando a escrita não rende, eu paro e alterno para um filme. Tenho filmes no computador, então simplesmente abro um deles e assisto a um trecho. Serve pra relaxar a mente, pensar em outra coisa. Sempre vêm algumas ideias e, daí, eu volto pro livro.


5) Sempre uma xícara bem quente de café com leite junto. Preciso dela, nossa! rsrs



Minibiografia: Maurício Gomyde nasceu em São Paulo e mora em Brasília. Tem cinco livros publicados. Quatro deles, de forma independente: "O Mundo de Vidro", "Ainda não te disse nada", "O Rosto que Precede o Sonho" e "Dias Melhores pra Sempre". O quinto livro, chamado "A Máquina de Contar Histórias" saiu em julho/2014 pela Editora Novo Conceito.

Livros do escritor:


Gostaram? Adorei conhecer mais do escritor Maurício. 

Muito legal, mesmo.

Beijinhos para todos.

3 comentários:

  1. Também sou cheia de manias!
    Adorei descobrir mais sobre o Mauricio!

    http://imaginemia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que bacana, Marli! Super entrevista com o Mauricio... Eu já li e fiz resenha da "Máquina de contar histórias". O Maurício é um escritor em destaque na literatura nacional e é muito interessante conhecer as "manias" literárias de cada um!
    RIcardo Brandes / OktoberBlog

    ResponderExcluir
  3. Nossa..... somos bem parecidos! !! Tbm escuto músicas para escrever! !!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e por seu comentário!

Beijinhos!

© M.C. JACHNKEE. Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo